Líder isolado e dominando o Campeonato Brasileiro, o Botafogo não conseguiu manter a sua predominância na Copa Sul-Americana, sendo eliminado da competição após perder o jogo de volta por 2 a 1 (3 a 2 agregado) para o Defensa y Justicia nesta quarta (30), no Estádio Florencio Sola, em Buenos Aires. Os gols foram marcados por Nico Fernández para os hermanos e Lucas Fernandes para o Fogão.
Após o empate de 1 a 1 da primeira partida, realizada no Nilton Santos, o Defensa y Justicia fez valer a vantagem de jogar em casa e conseguiu se dar bem logo aos 15 minutos, com Nico Fernández de cabeça, após Gastón Togni aproveitar falha de saída de bola do Di Plácido e cruzar na medida pro argentino abrir o placar. Os mandantes ainda tiveram chances de ampliar, porém sem êxito em suas finalizações.
Por outro lado, apesar de tentar tomar as rédeas do restante da primeira etapa, o Fogão não apresentava muito perigo ao adversário, até que aos 47 minutos o empate veio. Após cobrança de falta de Lucas Fernandes, a bola bateu na trave, desviou no goleiro Bologna e entrou no gol. O lance a princípio gerou dúvida em relação a ter passado da linha, porém o VAR revisou e validou. A partida foi para o intervalo com tudo igual.
Retornando para a segunda etapa, o Botafogo resolveu mexer na equipe, colocando os titulares em campo para tentar uma virada. Porém a situação pouco mudou e o time carioca viu o Defensa aplicar uma intensa pressão até chegar ao segundo gol com Nico Fernández novamente de cabeça, aos 72 minutos.
Na desvantagem geral, os comandados de Bruno Lage partiram para igualar o marcador, e tentar levar a sorte para as penalidades. Contudo foram pouco eficientes em suas ações ofensivas, caindo para os hermanos na Argentina e perdendo a chance de chegar à final de uma competição internacional após mais de 29 anos.
Com a classificação para as semifinais, os argentinos esperam apenas pelo vencedor do duelo entre São Paulo e LDU, que acontece amanhã, às 19h, no estádio do Morumbi, em São Paulo.
Fim de jogo: Defensa y Justicia 2x1 Botafogo.
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 30, 2023