28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Problemão - 06/09/2023, 10:42 -

Botafogo pode ser punido após organizada utilizar adaptação nazista

Torcida Loucos pelo Botafogo publicou texto com a frase “Antes morto que vermelho”

Torcida do Botafogo no clássico contra o Flamengo
Torcida do Botafogo no clássico contra o Flamengo |  Foto: Vitor Silva/BFR

O Botafogo foi acionado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após uma das torcidas organizadas ligadas ao clube ter utilizado um slogan nazista contra o comunismo. A informação é da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) notificou o STDJ sobre a Loucos pelo Botafogo, que fez publicação nas redes sociais chamando torcedores para o clássico contra o Flamengo pelo Brasileirão, no domingo (3). A organizada escreveu: “Antes morto que vermelho”.

A mensagem teve grande repercussão na web. Internautas entenderam a frase como uma possível adaptação da expressão alemã “Lieber tot als rot” (Melhor morto que vermelho), veiculada pela rádio Werwolf, comandada durante o Terceiro Reich por Joseph Goebbels, o ministro da Propaganda de Adolf Hitler.

A ABI solicitou que a procuradoria-geral do STJD apresente denúncia contra o Fogão, e pede que o time seja punido por causa da atitude da torcida organizada. Representada pelos advogados Carlos Nicodemos e Maria Fernanda Fernandes, a entidade afirma que a frase teria desrespeitado o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e incorrido em ato discriminatório, cuja multa pode chegar em até R$ 100 mil.

Ainda na postagem da Loucos pelo Botafogo, outro trecho do texto da organizada também é citado na denúncia: “Amanhã é dia de guerra”. Para a ABI, a frase faz apologia ao ódio, o que também descumpriria o CBJD e também o próprio Código de Ética da FIFA, de acordo com a entidade.

exclamção leia também