O Botafogo foi acionado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após uma das torcidas organizadas ligadas ao clube ter utilizado um slogan nazista contra o comunismo. A informação é da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo.
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) notificou o STDJ sobre a Loucos pelo Botafogo, que fez publicação nas redes sociais chamando torcedores para o clássico contra o Flamengo pelo Brasileirão, no domingo (3). A organizada escreveu: “Antes morto que vermelho”.
Amanhã é dia de guerra.
— Loucos Pelo Botafogo (@LoucosBotafogo) September 1, 2023
Aquele ditado né, rivais sim, inimigos também, inclusive …
Amanhã rola a bola pelo brasileirão e no clássico regional a vitória é muito mais importante que um simples jogo.
E aí fogão, tá animado ?
Já sabem, O BICHO É CERTO!!🔥🔥 pic.twitter.com/6DXPD3Tv6E
A mensagem teve grande repercussão na web. Internautas entenderam a frase como uma possível adaptação da expressão alemã “Lieber tot als rot” (Melhor morto que vermelho), veiculada pela rádio Werwolf, comandada durante o Terceiro Reich por Joseph Goebbels, o ministro da Propaganda de Adolf Hitler.
A ABI solicitou que a procuradoria-geral do STJD apresente denúncia contra o Fogão, e pede que o time seja punido por causa da atitude da torcida organizada. Representada pelos advogados Carlos Nicodemos e Maria Fernanda Fernandes, a entidade afirma que a frase teria desrespeitado o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e incorrido em ato discriminatório, cuja multa pode chegar em até R$ 100 mil.
Ainda na postagem da Loucos pelo Botafogo, outro trecho do texto da organizada também é citado na denúncia: “Amanhã é dia de guerra”. Para a ABI, a frase faz apologia ao ódio, o que também descumpriria o CBJD e também o próprio Código de Ética da FIFA, de acordo com a entidade.