30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

humilhados exaltados - 12/05/2023, 10:29 - Vinicius Rebouças

Botafogo e Vitória calam críticas e brocam tudo nas Séries A e B

Alvinegro carioca e rubro-negro baiano se aproximam de recordes do Brasileirão

Botafogo e Vitória começaram desacreditados e hoje são favoritos no Brasileirão
Botafogo e Vitória começaram desacreditados e hoje são favoritos no Brasileirão |  Foto: Montagem Massa/ Vitor Silva/ Pietro Carpi/ Divulgação/ Botafogo/ Vitória

Guardadas as devidas proporções táticas e técnicas que separam as Séries A e B, Botafogo e Vitória fazem campanhas convergentes no Brasileirão para valer cada centavo dos ingressos, nada baratos, pagos pelos torcedores. Ambas as equipes brocaram todo mundo nas rodadas iniciais, a última delas neste meio de semana.

Vencer os cinco primeiros jogos da Série A é um feito e tanto. Até então só o São Paulo em 2011 havia atingido essa marca na era dos pontos corridos, iniciada em 2003. Na Série B, o dono da melhor campanha da história é o Corinthians, que em 2008 manteve os 100% de aproveitamento por 6 jogos.

Lideres e com 100% de aproveitamento, o Fogão e o Leão estão próximos de superar e igualar, respectivamente, esses feitos históricos. Só que nem de longe pintavam entre os favoritos nas análises da imprensa especializada e da esfera superior: os especialistas das mesas de botecos. Fruto de resultados pouco expressivos no início da temporada.

Botafogo

Na elite do futebol nacional, o alvinegro está invicto há 16 jogos e, no Brasileirão, sapateou em cima de São Paulo, Bahia, Flamengo, Atlético Mineiro e Corinthians. Marcou doze gols e sofreu somente quatro. Botou Tiquinho Soares, então ilustre desconhecido, no hall dos mais perigosos centroavantes do país no momento.

Resultado impensado para uma equipe que sequer ficou no G-4 do campeonato carioca e está em risco de não participar da Copa do Brasil do ano que vem. Situação causada após empate contra a fraca Portuguesa da Ilha do Governador. O técnico Luís Castro foi muito contestado pela eliminação. E foi à forra ontem (11) após golear o Corinthians.

"Nós já tínhamos dado sinais, na temporada passada, que éramos um time a ficar de olho nos campeonatos. Mas o ser humano esquece muito rápido. Por conta de um estadual, que nem fizemos pré-temporada, nos jogaram no lixo. Isso mexe com os brios das pessoas. Esse momento diz que o tempo é precioso, muito mais do que as palavras, e carrega de colocar as coisas no lugar. Não é preciso dizer nada", detonou o mister.

Tiquinho Soares: o brabo é artilheiro da Série A com 5 gols
Tiquinho Soares: o brabo é artilheiro da Série A com 5 gols | Foto: Divulgação/ Botafogo

Vitória

No segundo escalão do futebol brasileiro, o Leão está invicto desde o início da Série B. Ostenta o ataque mais eficiente da competição com 13 gols marcados, além da melhor defesa - que sequer foi vazada. Ponte Preta, ABC, Londrina, Botafogo de Ribeirão Preto e Ceará sentiram o peso da patada.

Quem diria? Ninguém! Sem hipocrisia por aqui. Antes do Brasileirão começar o Vitória havia passado por todo tipo de mazela. Ficou sete jogos seguidos sem vencer. Novamente não se classificou para a fase eliminatória do Campeonato Baiano. Foi eliminado de forma precoce da Copa do Brasil e do Nordestão.

Claro que o técnico Léo Condé balançou, mas ele segurou o cargo e a onda quando veio a bonança. Demonstrou surpresa e evitou 'passar na cara' da geral.

"A gente criou expectativa de começar bem [a Série B], mas não esperava ser de forma tão positiva. A gente foi merecedor dos resultados e agora o desafio é manter essa batida. Mostramos que temos uma equipe consistente e isso nos deixa muito satisfeitos nesse início”, pontou.

Osvaldo: coroa mizerê do Leão tá destruindo em campo
Osvaldo: coroa mizerê do Leão tá destruindo em campo | Foto: Pietro Carpi / EC Vitória / Divulgação

Próxima rodada

Botafogo e Vitória voltam a campo neste domingo, 14. A 6ª rodada das Série A e B valem muito. Manutenção dos 100%, liderança isolada, consolidação da boa fase com recordes sendo quebrados ou alcançados. Agora não há quem discorde que ambos são favoritos.

O Leão recebe o Atlético Goianiense às 18h no Barradão. Quase no mesmo horário, às 18h30, a bola rola para o Fogão que visita o Goiás no estádio Hailé Pinheiro, o Serrinha. Alta expectativa porque tudo pode acontecer, inclusive nada.

exclamção leia também