O Botafogo tentou de tudo, mas não conseguiu queimar o São Paulo, que segurou um bom 0 a 0, nesta quarta-feira (18), no estádio Nilton Santos, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores. Após um primeiro tempo avassalador e duas bolas no travessão, o Fogão não conseguiu balançar as redes e, com um gosto amargo na boca, viu o Tricolor melhorar na etapa final, conquistando um grande resultado para definir a classificação às semifinais no Morumbi, na próxima quarta-feira (25).
Jogando diante da própria torcida, o Botafogo começou a partida “ligado no 220v” e, na marca dos 15 minutos, além de ter cerca de 80% de posse de bola, já tinha criado duas boas chances para abrir o placar. Logo no minuto inicial, Alex Telles cruzou e Savarino mandou um voleio da entrada da área nas mãos do goleiro Rafael. Depois, foi a vez de Vitinho cruzar para Almada, que finalizou com muito perigo à direita do gol são-paulino.
Os minutos se passaram no Rio de Janeiro e o São Paulo seguiu encurralado no próprio campo, enquanto o Alvinegro carioca intensificou a pressão, chegando a carimbar o travessão em dois lances seguidos, aos 34 minutos. Primeiro, após rápido contra-ataque, Savarino cortou para dentro e mandou uma bomba no poste. Na sequência, depois de escanteio e bate-rebate, a bola ficou viva na pequena área e Luiz Henrique testou no travessão, mas em posição de impedimento.
Na reta final da primeira etapa, o panorama do jogo seguiu o mesmo. O Tricolor paulista praticamente não pisou no campo de ataque e foi para o intervalo sem dar nenhum chute ao gol. Já o Fogão não tirou o pé do acelerador e chegou perigosamente outras vezes, principalmente com chutes de média/longa distância.
Na volta para a etapa final, o São Paulo até melhorou e passou a frequentar mais o campo de ataque, mas ainda assim não conseguiu criar chances de gol. Por outro lado, o Botafogo seguiu ofensivo e, aos 8 minutos, com Barboza quase marca seu gol.
Porém, pouco a pouco, após mexidas do técnico Zubeldia, o São Paulo entrou no jogo e passou a ameaçar a meta defendida por John. Aos 29 minutos, após cruzamento, a bola desviou e sobrou na entrada da área para Luiz Gustavo, que pegou de primeira para defesa segura do goleiro botafoguense. No lance seguinte, Michel Araújo cruzou e achou Calleri sozinho, mas o centroavante pegou de primeira e isolou a melhor chance da equipe paulista na partida em solo carioca.
Depois do susto, o Botafogo voltou pro jogo e deu um gás final para tentar abrir uma vantagem. O gol quase veio em um lance onde Matheus Martins fez fila pela esquerda, saiu de cara e, já quase sem ângulo, bateu em cima de Rafael. Mas nos minutos finais, o São Paulo soube se fechar ainda mais e segurou o empate para decidir a classificação em casa.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana