30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

PRA QUE LADO VAI? - 18/11/2023, 06:00 - Pedro Moraes- Atualizado em 18/11/2023, 07:24

Bota ou não bota? Rubro-negros dão a ideia sobre estrela no escudo

O Vitória abriu, nesta quinta-feira (16), uma votação para os sócios-torcedores votarem

O Vitória abriu, nesta quinta-feira (16), uma votação para os sócios-torcedores voltarem
O Vitória abriu, nesta quinta-feira (16), uma votação para os sócios-torcedores voltarem |  Foto: Victor Ferreira/EC Vitória/Divulgação

Quando um clube conquista um título nacional, cabe a ele mesmo definir a colocação ou não da estrela no próprio escudo. No caso do Vitória, por exemplo, o tão esperado título chegou e, agora, levanta dúvidas nas cabeças de vários torcedores. Aliás, o que não falta é opinião divergente sobre a aplicação do símbolo no uniforme.

Nesse sentido, o Leão da Barra, para ser democrático, lançou uma enquete, nesta quinta-feira (16), onde deixa para os sócios-torcedores a responsabilidade pela definição da estrela. Tal votação pode ser feita até às 15h (horário de Brasília) deste sábado (18), dia em que o Rubro-Negro recebe o Sport, às 17h, no Estádio Manoel Barradas (Barradão).

Com base nisso, o Portal MASSA! trocou ideia com torcedores do Vitória, de modo a tomar conhecimento do que cada um deles acha sobre o assunto. Rubro-negro desde que se entende por gente, o programador, Ruan Santana, não contou conversa e se mostrou a favor.

Aspas

Essa estrela significa a nossa reconstrução, de um time que estava prestes a ir para a Série D

“Totalmente a favor de colocar a estrela. O Vitória conquista pela primeira vez um título nacional, essa estrela significa a nossa reconstrução, de um time que estava prestes a ir para a Série D. Demos a volta por cima, então, sim, devemos eternizar essa conquista em nosso manto”, analisou o sócio do clube, morador do bairro de Amaralina, de 27 anos de idade.

Ruan Santana levou a filha para um dos jogos da histórica campanha do título nacional
Ruan Santana levou a filha para um dos jogos da histórica campanha do título nacional | Foto: Arquivo Pessoal

Nilzete Macedo, também moradora do Nordeste de Amaralina, explicou que a marca é uma forma de simbolizar a conquista.

“Eu sou a favor do clube colocar a estrela no escudo por ter sido um título inédito, super importante, para simbolizar e eternizar essa conquista importante na história do clube”, comentou a jornalista, de 28 anos, que também é sócia do Leão.

Nilzete Machado comemorou de forma antecipada o acesso
Nilzete Machado comemorou de forma antecipada o acesso | Foto: Arquivo Pessoal

Leia mais

Título tá on! Portões do Barradão surgem pintados com estrela dourada

Vitória deixa para os sócios decisão para cravar estrela no escudo

Pitbull Enraivado: Oh Polêmico se alinha com 'GG' para festa do título

A conquista do título chegou de forma antecipada. Para chegar até lá, o time do técnico Léo Condé precisou vencer 21 dos 36 jogos disputados. A campanha também englobou seis empates e nove derrotas, um aproveitamento de 63% pelos 69 pontos.

É o que entende a sócia-torcedora Taylane Rosa, de 27 anos, que comemorou o seu aniversário na ‘agonia’ contagiosa do estacionamento do Estádio Manoel Barradas (Barradão), no empate contra o Vila Nova, no último dia 5 de novembro.

Aspas

O primeiro clube baiano a ganhar um título nacional na era de pontos corridos

“Sou a favor do Vitória ter uma estrela alusiva ao título de campeão brasileiro da Série B, porque foi um título por pontos corridos… 38 jogos [não é nada fácil], é mais que merecido esse destaque. Vai além de um ‘simples’ título, é uma história de renascimento e de muitos dias de luta, devemos comemorar à vontade porque somos CAMPEÕES NACIONAIS, o primeiro clube baiano a ganhar um título nacional na era de pontos corridos”, detalhou a mediadora judicial.

Taylane Rocha completou 27 anos embalada pelo ritmo do estacionamento
Taylane Rocha completou 27 anos embalada pelo ritmo do estacionamento | Foto: Arquivo Pessoal

Sai pra lá

Pelo visto, nem todo mundo se agrada com a ideia de implantar a estrela. Neto, por exemplo, considera a questão da estética como ponto negativo.

Aspas

Se fosse do mundial [de Clubes], ainda seria contra

“Sou contra. Esteticamente acredito que o formato do nosso escudo não combina, não é por ser Série B, é apenas questão de gosto. Se fosse do mundial [de Clubes], ainda seria contra o que importa para mim é vencer, e vencemos, somos campeões”, indicou, em entrevista ao Portal MASSA!.

Natural de Salvador (BA), Anderson Coelho, reside atualmente na cidade de Cuiabá, no estado do Mato Grosso, mas não perdeu um jogo do clube do coração pela TV em 2023. O geólogo detalhou a razão por não ser adepto a essa novidade.

“Esteticamente falando não é bonito, prefiro o escudo representando o clube, além de que, por se tratar de um título de Série B, a estrela seria de prata”, ressaltou o também sócio.

Aspas

A gente não precisa provar nada para ninguém que recebemos o nosso primeiro título nacional

Ainda conforme o torcedor, de 36 anos, não é necessário provar nada para ninguém sobre a conquista do título. “A gente não precisa provar nada para ninguém que recebemos o nosso primeiro título nacional, a gente já provou isso em campo e é assim que deve ser”.

Anderson Coelho levou o Leão da Barra para as 'Europa'
Anderson Coelho levou o Leão da Barra para as 'Europa' | Foto: Arquivo Pessoal

Fala, presida

Um dos principais responsáveis pela volta do Vitória à elite, o presidente Fábio Mota opinou sobre a colocação ou não da estrela do título nacional. Em entrevista ao Portal MASSA!, ele indicou que é uma conquista suada e que merece destaque.

"Os sócios vão decidir [a colocação ou não da estrela]. Pessoalmente, eu digo sim, esse não é um título qualquer. Nos últimos 10 anos, por exemplo, da Série B [do Campeonato Brasileiro] apenas grandes clubes foram campeões como o Palmeiras", esclareceu.

exclamção leia também