27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Viva o esporte - 31/07/2023, 15:38 - Da Redação

Bolsa Atleta Salvador e ações pró esporte serão lançadas pelo prefeito

Série de medidas vão apoiar o setor na capital baiana

Reunião com Bruno Reis e integrantes da Sempre definiu rumos do projeto
Reunião com Bruno Reis e integrantes da Sempre definiu rumos do projeto |  Foto: Valter Pontes/Secom

A Prefeitura de Salvador vai lançar ainda neste ano o Sistema Municipal do Esporte, pacote com uma série de medidas de apoio ao setor na cidade. Entre as ações está o programa Bolsa Atleta Salvador, que vai contemplar esportistas de alto rendimento, iniciantes e paratletas no município, e a criação do Conselho do Esporte. Os detalhes das medidas foram discutidos na manhã desta segunda-feira (31), entre o prefeito Bruno Reis, o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, e dirigentes da pasta.

Além disso, a gestão municipal vai criar um Fundo Municipal do Esporte e vai implantar o programa Salvador Social Clube, que vai ofertar cerca de 500 vagas para que estudantes da rede municipal de ensino possam treinar diferentes modalidades em clubes sociais credenciados pela Prefeitura - alguns deles, inclusive, já estão com a parceria fechada. Serão oferecidas aulas de natação, judô, tênis, ginástica rítmica, entre outras.

A Diretoria de Esportes e Lazer da Sempre já criou uma minuta para a implantação do Sistema Municipal de Esporte, que precisava de aprovação de lei na Câmara Municipal. Entre os detalhes discutidos na reunião estão a quantidade de beneficiários do Bolsa Atleta Salvador - que integra esse sistema -, os critérios para a inclusão e o valor do incentivo. Esta foi a segunda visita do prefeito à Sempre para discutir projetos e ações que estão em andamento na pasta - a primeira ocorreu na semana passada.

"O Bolsa Atleta Salvador vai beneficiar atletas que disputam competições de alto rendimento, que têm a perspectiva de, através do esporte, ter a sua profissão. Além disso, tem a criação do Conselho do Esporte, do Fundo do Esporte, de um programa de isenção tributária para quem apoiar os atletas. A gente vai ter aí um pacotaço de medidas para apoio ao esporte na cidade”, afirmou o prefeito, após o encontro.

Prato da Gente - O prefeito Bruno Reis e os dirigentes da Sempre também discutiram os próprios passos do programa Prato da Gente, lançado na semana passada e que vai contar com uma série de ações, entre elas a implantação de mais oito restaurantes populares no município até o ano que vem.

Entre as medidas está a requalificação do restaurante de São Tomé de Paripe, nos mesmos moldes da unidade de Pau da Lima, cuja reestruturação foi entregue na semana passada com um espaço de cozinha-escola para cursos profissionalizantes em culinária e cozinha industrial, além de encaminhamento dos beneficiários para a rede de assistência social, como os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Segundo o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, está sendo realizado um mapeamento de insegurança alimentar de Salvador para que sejam estabelecidos os locais dos próximos restaurantes. Os oito bairros que serão implantados já estão em discussão avançada, mas dependem ainda de detalhes para serem anunciados. Em três deles a Prefeitura já está em fase de aluguel dos imóveis para a instalação dos novos restaurantes.

exclamção leia também