24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Em memória - 19/10/2024, 07:00 - Larissa Falcão

Biografia do técnico Caio Júnior é lançada em Salvador

A biografia oficial do treinador conta detalhes sobre sua trajetória até o dia de sua trágica morte

Biografia de Caio Júnior é lançada em Salvador
Biografia de Caio Júnior é lançada em Salvador |  Foto: Denisse Salazar/ AG. A TARDE

A biografia que conta a história do ex-técnico Caio Júnior, que morreu em 2016, no acidente aéreo que vitimou 71 pessoas, dentre elas, atletas e comissão da Chapecoense, foi lançada na noite nesta sexta-feira (18), na loja do Vitória, no Shopping Paralela, em Salvador.

Leia também:

Lançamento de biografia: Caio Jr marcou história no Vitória e no Ba-Vi

Ex-comandante do rubro-negro baiano, em 2013, Caio Júnior foi responsável pelo título memorável do Leão, no Campeonato Baiano daquele ano, conquistado com um 7 a 3, em uma final contra o rival, Bahia. O livro escrito pelo jornalista Adriano Rattmann, que foi assessor e amigo do técnico, relembra momentos da vida do ex-futebolista, até o dia da sua trágica partida.

Ao Massa!, Adriano revelou que o livro foi um pedido do próprio Caio, que inicialmente tinha planos de ser uma obra sobre futebol e toda a parte técnica que o envolve. Alguns anos após a sua partida, Adriano decidiu começar a escrever sobre a história do amigo.

“O Caio tinha esse desejo. Um mês antes do acidente do avião [da Chapecoense], era o meu aniversário e ele me mandou uma mensagem de vídeo em que ele me dava os parabéns e falava: ‘Vamos escrever meu livro, guri’. Então é um processo que já vínhamos conversando, inclusive desde quando ele veio para o Vitória, em 2013, a gente começou a fazer várias gravações, preparando tudo sobre um livro técnico, que abordava como era montar um time, uma pré-temporada. Era esse o desejo dele”, contou.

A biografia ‘Caio Jr. O ídolo, o ser humano e sua inesquecível jornada’ começou a ser escrita durante a pandemia do covid-19. Para o processo, Adriano entrevistou mais de 150 pessoas, que tiveram ligações com o ex-técnico, fazendo uma verdadeira imersão na vida de um dos grandes nomes do futebol brasileiro.

Adriano Rattmann, autor da biografia de Caio Júnior
Adriano Rattmann, autor da biografia de Caio Júnior | Foto: Denisse Salazar/ AG. A TARDE

“Foi um trabalho bem amplo, e depois disso tudo eu consegui realizar esse sonho dele, que era ter um livro. Para mim foi uma viagem fantástica, apesar de eu ter trabalhado por treze anos como assessor de imprensa dele, quando a gente vai escrever o livro, a gente mergulha na vida dele, desde que nasceu. Para mim foi muito prazeroso conhecer toda a história do Caio, e hoje deixar ela registrada para os fãs, torcedores, e a família”, destacou.

Caio Júnior e sua curta história pelo Bahia

O técnico, que marcou a temporada 2013 pelo Leão, um ano antes, em 2012, esteve no comando do maior rival, o Bahia. No entanto, por um curto espaço de tempo. Na época, Caio Júnior saiu do Tricolor alegando estar passando por problemas familiares. Em sua biografia, Adriano conta o real motivo pelo qual o técnico deixou o clube.

"O Caio veio [para o Bahia], ficou um período muito curto, mas não ficou. Mas porquê ele não ficou? Ele só havia dito que eram problemas familiares, e realmente foi isso. O filho mais novo dele havia sido assaltado em Porto Alegre, e o mais velho havia se mudado para os Estados Unidos. Então o Caio achou que ali era o momento dele se dedicar um pouco mais à família. Ele abriu mão do Bahia para ir para os EUA, por 70 dias, para ficar com a família", revelou.

Luta contra a depressão

Outro detalhe revelado por Adriano Rattmann na biografia é a luta de Caio Júnior contra a depressão. "O Caio sofreu muito tempo com a depressão. Ele fez um tratamento muito forte contra isso. No período em que ele ficou 70 dias fora do país, ele fez um trabalho muito importante de coach com a psicóloga Maíra Ruas, que veio com ele, mais tarde, para o Vitória, e esse trabalho o deixou muito preparado", contou.

Caio Júnior no Leão

A biografia do ex-técnico, que conta detalhes de todas as fases dele pelos clubes que comandou, também não deixa de fora uma das agremiações mais importantes em sua história: o Vitória. Para Adriano, autor do livro, o título do Campeonato Baiano de 2013, conquistado pelo Vitória comandado por Caio, foi o "mais importante de sua carreira".

Um ano após deixar o Bahia, Caio Júnior voltou à capital baiana com a missão de ser o novo técnico do Vitória, principal rival do Tricolor. O técnico chegou a repensar o convite para comandar o rubro-negro, com receio de pegar mal, por ter comandado anteriormente o Bahia.

"O Caio estava nos EUA, em um show do Michel Teló, e encontrou um amigo, o empresário Marcos Malaquias, que falou: 'Não quer ir pro Vitória? Eu conheço o pessoal lá'. No começo, ele ficou com um pé atrás, porque ele havia acabado de sair do Bahia. Mas ele entrou nesse projeto, e foi um projeto maravilhoso, ele pôs em prática um time muito bom, foi um momento muito feliz da carreira dele. E apesar do Caio ter ganhando diversos títulos no exterior, no Brasil, o título mais importante foi o do Campeonato Baiano pelo Vitória", destacou.

Biografia de Caio Júnior está disponível para venda em site oficial do ex-técnico
Biografia de Caio Júnior está disponível para venda em site oficial do ex-técnico | Foto: Denisse Salazar/ AG. A TARDE

A biografia, rica em detalhes sobre a história do técnico Caio Júnior, relembrando momentos únicos e resgatando sua memória, está disponível para venda no site do técnico. Após passar por Salvador, o evento de lançamento da obra passará ainda por Chapecó, cidade do clube onde Caio atuou até sua morte.

exclamção leia também