O Bahia está de volta à elite do Campeonato Brasileiro pouco menos de um ano depois de ser rebaixado para o segundo escalão do futebol nacional. Se no dia 9 de dezembro de 2021, a tristeza era a queda após a derrota para o Fortaleza, por 2 a 1, no dia 6 de novembro de 2022, a felicidade foi comemorada com o mesmo placar, porém contra o CRB, também fora de casa.
Em entrevista coletiva pós-jogo, o presidente do clube, Guilherme Bellintani, celebrou o êxito na gestão. Além disso, ele evidenciou a conquista do segundo objetivo pessoal tal qual profissional adquirido na atual temporada.
“E agora, voltando à Série A, cumpro meu segundo objetivo do ano, que determinei a mim mesmo. O primeiro foi trazer a proposta de SAF para o clube estar à altura que a torcida merece. Agora eu cumpro o segundo objetivo, e quando falo eu, falo em nome de todos. Desde Vitor Ferraz, esse parceiro nas horas boas e ruins, grande amigo que fiz. Mas todos os funcionários, torcedores, tenho uma lista enorme de pessoas que nos piores momentos mandaram mensagens. ‘Estou junto, estou com você, a gente vai conseguir’. E dizer que a gente superou o que tinha de superar e entregar o que a torcida merece, o retorno à Série A, mas que quer entregar muito mais”, analisou o mandatário tricolor.
"A principal coisa que eu devo dizer pra torcida é que..."
— Esporte Clube Bahi🅰️ (@ECBahia) November 7, 2022
O presidente Guilherme Bellintani atendeu à imprensa ao final do jogo do acesso tricolor.
Vídeo completo na TV Bahêa @SmartAudius ➡️ https://t.co/1Z4fG6yn1F #BBMP pic.twitter.com/01krbrHLAT
"O Bahia tem um tamanho para todos nós que é um tamanho infinito, mas para o futebol brasileiro a gente pode entregar muito mais", acrescentou.
O Esquadrão de Aço conseguiu voltar à Série A do Brasileirão pela primeira vez no ano seguinte ao rebaixamento. Inicialmente, o clube havia sido rebaixado em 1997 de forma inédita e voltou a disputar a Primeira Divisão em 2000.
Do mesmo modo, no segundo rebaixamento, em 2003, o Tricolor encarou duas temporadas na Terceirona - em 2006 e 2007 - e só retornou à elite sete anos depois, em 2011. Já na penúltima degola mais recente, em 2014, o Bahia só voltou a disputar o principal escalão do Brasileirão em 2017.