
Todo garoto um dia já sonhou em viver do esporte, representar o seu país e conseguir melhorar a vida da sua família. E foi tudo isso que Gabriel Alves, mais conhecido como Gabys, alcançou, chegando hoje a ser jogador profissional de basquete 3x3 do Bahia e convocado para a Seleção Brasileira da modalidade.
O atleta de 23 anos do Tricolor foi chamado para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americanos Júnior sub-23, de basquete 3x3, que vai rolar no Paraguai, em agosto. Ele se tornou o primeiro jogador do clube a ser selecionado desde o início do projeto ‘Bahia Olímpico’, que conta com várias modalidades esportivas.
“Comecei minha relação com o basquete por conta do meu irmão mais velho, e hoje vivo o nosso sonho. [...] Todos os momentos que tive com meu irmão [foram os melhores], hoje quase não nos encontramos, mas lembro de todas as vezes que sonhamos em viver do basquete”, detalhou o jovem ao MASSA! sobre o seu começo no esporte.
Apesar de estar vivendo o auge da carreira, a trajetória do paulista não se iniciou nos últimos anos. “Comecei a jogar com seis anos de idade, em um projeto social de São Paulo, cheguei aos 11 anos no Corinthians, aí passei por Santo André, Mauá, Rio Claro, voltei ao Corinthians e passei por Mogi. Depois disso parei no basquete 3x3, me apaixonei, e venho escrevendo essa nova fase da minha vida”, descreveu o jogador.
Essa nova fase foi recheada de troféus, antes de chegar no Tricolor. O esportista foi campeão do Pan-Americano Universitário, tricampeão paulista, e bicampeão regional. Agora no Bahia, com menos de seis meses no clube, os títulos não pararam, e Gabys já conquistou o topo do quadrangular Superfour, além de ter subido ao pódio em torneios como o Campeonato Brasileiro de Interclubes.
Para coroar todas essas mudanças em sua vida, chegou a Seleção Brasileira, o auge para qualquer atleta. “Fiquei muito feliz, a gente luta todo dia nos treinos para chegar nesses lugares, e a sensação de alívio é de todo o ‘corre’ estar valendo a pena, não tem preço”, vibrou o atleta do Brasil.

Adaptação não foi problema
Nunca é fácil mudar de casa, de bairro, de cidade, imagina de estado, e foi por isso que Gabys passou recentemente, quando desembarcou na Bahia. Essa adaptação, no entanto, não foi tão complicada assim, muito pelo calor e carinho humano que o atleta recebeu. “Amei a Bahia. O que mais me cativou não foi toda a beleza de seu estado, mas sim a torcida apaixonante. Mostraram estar com a gente desde o primeiro dia que pisei no estado”, destacou o esportista.
Descrita como “a melhor fase da minha vida”, a chegada de Gabys em Salvador veio acompanhada da convocação para a Seleção Brasileira, feito marcante em sua carreira. “Não havia hora e clube melhor para eu estar na hora da convocação, acredito que o peso da camisa e tudo que tem sido feito nesse projeto de basquete no Tricolor influenciou bastante na convocatória”, completou o jogador.
Inspiração e sonho da vida
Todo atleta tem aquela figura que admira, que sonha em conhecer, a pessoa que você olha e tenta se espelhar em todas as áreas da vida. Para Gabys, esse jogador profissional que é uma inspiração não é Lebron James, nem Michael Jordan, e sim o jovem Lamelo Ball, armador de 23 anos, que joga no Charlotte Hornets, e que tem um estilo de jogo único na NBA. “Me inspiro nele, nas suas jogadas e principalmente no mindset que ele tem como jogador”, descreveu o paulista.
E, claro que assim como inspirações, um esportista também começa com um sonho, que o acompanha por toda sua trajetória de vida, seja no esporte, ou na vida. “Meu maior sonho é ter uma vida estável e com condições de ajudar minha família”, finalizou o atleta em entrevista ao MASSA!.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana