Além da Casa de Apostas Arena Fonte Nova, os estádios Manoel Barradas (Barradão) e Roberto Santos (Pituaçu) também estão encaminhando uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para a implementação do sistema de reconhecimento facial nos arredores das praças esportivas.
Leia mais:
Fonte Nova anuncia biometria facial em jogos do Bahia; confira tudo
SSP cola com Fonte Nova na biometria facial pra pegar quem tá "devendo"
Check-in pago: tecnologia inicia no jogo entre Bahia e São Paulo na Arena
A ferramenta, além de servir como novo método de acesso às partidas, também auxiliará as forças de segurança da Bahia a monitorar as redondezas dos locais e identificar pessoas com mandados de prisão em aberto, questões judiciais pendentes, proibições de acessar as arenas e até mesmo indivíduos desaparecidos.
A informação foi revelada pelo superintendente de gestão tecnológica e organização da SSP, Frederico Medeiros, em conversa com a reportagem do Portal MASSA! durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (23). Segundo o diretor, as tratativas estão avançadas.
"Já há conversa junto com o Barradão e junto com o estádio de Pituaçu exatamente para essa integração também. Estamos aguardando os próximos passos que são exatamente a instalação da biometria lá no Barradão, e nós já temos para semana que vem uma reunião marcada. Em relação ao Pituaçu, nós estamos em conversa para acertar o que seria melhor para eles", revelou.
Buscando prevenir problemas e confusões nas proximidades dos estádios da capital baiana, a SSP atuará principalmente na área externa. Assim que o sistema reconhecer algum suspeito, as forças de segurança serão acionadas. Já na parte interna, o policiamento será realizado pelo Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE).
"Queremos dar segurança para as pessoas que estão frequentando os estádios. Como são estádios que têm um uso grande e podem receber mais de 20 mil pessoas, essa integração já vem sendo planejada em parceria inclusive com um grupo de trabalho organizado e liderado pelo Ministério Público da Bahia para o cumprimento dessa lei geral do esporte, com prazo para julho de 2025", finalizou.