
Pela primeira vez na Bahia, o Barion Drift promete trazer muita fumaça, derrapagens e adrenalina para os fãs de automobilismo, neste fim de semana, no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas. Contando com a participação do piloto João Barion, conhecido como “Sheriff” Barion, ao volante de seu Mustang de 900hp, além de outros grandes nomes do drift, como o baiano Chico Horne, Gustavo Cavalcanti, Hélio Fausto e Brendha Onofrio, o evento vai acontecer neste sábado (21) e domingo (22), das 14h às 18h, no estacionamento externo do local.
“Vendo os carros andando realmente pertinho um do outro, acho que o público vai se surpreender com a habilidade dos pilotos, e com certeza vai ser uma diversão para toda a família. Minha expectativa é muito alta, porque eu lembro na época que corri aqui pela Fórmula Renault (entre 2003 e 2004), era disparado o lugar do Brasil com mais público e mais animação, espero que aquilo se repita”, contou Barion ao MASSA!.
Ainda pouco conhecido em terras baianas, o drift ganhou notoriedade ao redor do mundo com a franquia “Velozes e Furiosos”. Entretanto, João Barion, um dos grandes expoentes do drift no Brasil e participante da série HyperDrive, da Netflix, está confiante de que o evento pode impulsionar a popularidade da modalidade no estado. Tanto que ele revelou que já há conversas com a Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia) para trazer uma etapa do Ultimate Drift para a Bahia no próximo ano.
“Nós estamos conversando, acho que é um pedido de muitos pilotos, patrocinadores e do público para trazer o evento para a Bahia. Estamos trabalhando para, em 2025, trazer um grande evento com pilotos do Brasil e de fora, e acredito que tem tudo para dar certo”, projetou.

Mas não só de manobras radicais será feito o Bairon Drift, o evento também terá um lado solidário. Para garantir acesso aos dois dias de espetáculo, os interessados devem se inscrever através do app Parque Shopping Bahia, disponível no Play Store e App Store, e levar dois quilos de alimentos não perecíveis.
“Os alimentos arrecadados serão doados para uma instituição de Lauro de Freitas. Barion sugeriu que o evento fosse solidário, e nós fizemos questão de que a doação fosse para o município de Lauro de Freitas. Estamos muito confiantes que vai ser arrecadado uma quantidade significativa e a gente consiga atender diversas instituições”, explicou Bruno Carvalho, gerente de Marketing do Parque Shopping Bahia.

Disputa dentro de casa
Se sentindo em casa, já que é natural de Salvador, o piloto Francisco Horne é uma das potências do drift nacional e vai mostrar toda sua habilidade no Barion Drift. Apaixonado por automobilismo desde os tempos de Nelson Piquet, Chico conheceu o drift através de Hélio Fausto, piloto e chefe da BSB Drift. “Comecei brincando, querendo testar o carro, ver como ele andava de lado e como era fazer drift. Fui gostando e, um dia, decidi que queria competir”, revelou Chico, que já participa de grandes campeonatos há três anos.
Porém, o caminho até se tornar um dos grandes pilotos do país não foi fácil, tendo em vista a situação da modalidade no estado. “Não temos autódromo, circuito, pista, nem mesmo um quadrado para treinar. Quando tivermos condições de treinar, aí sim as pessoas começarão a investir. Eu, por exemplo, vou até Brasília para treinar. Então, o caminho para quem é da Bahia e quer seguir no drift é: gostar, investir em um carro mais barato e encontrar um lugar para treinar, que é o mais difícil”, indicou.
Responsável pela primeira apresentação de drift na Bahia, ao lado de Hélio, em 2021, no auge da pandemia, Chico volta a se apresentar na sua terra natal com a expectativa lá em cima. “Temos três pilotos que estão no top 10 do Brasil, fazendo batalhas e trazendo um pouco do que é o Campeonato Brasileiro para o público. É uma emoção forte, principalmente por ser na minha casa, com presença de família, amigos e parentes”, destacou.

Pilota no comando
Já Brendha Onofrio vai ser a representante feminina no evento e está bastante confiante para a sua apresentação. “Na verdade, é a minha segunda vez em Salvador e estou muito animada, porque todo mundo que vem aqui fica encantado, e isso me deixa muito entusiasmada”, vibrou.
Questionada sobre os obstáculos que enfrentou na modalidade, a pilota não titubeou. “Quanto a ser mulher no automobilismo, especialmente no drift, que tem muitos homens, tem os prós e os contras. O importante é nunca desistir. Eu comecei sozinha, comprei o carro, montei e fui aprendendo. No caminho, encontrei muitas dificuldades, mas também encontrei muitas pessoas que me ajudaram”, destacou.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana