O início de temporada do Barcelona começou de forma positiva. A equipe comandada por Xavi já conquistou o primeiro título, após vencer o Tottenham, de virada por 4 a 2, durante a disputa do troféu Joan Gamper, nesta terça-feira (8), no Estádio Olímpico de Montjuïc.
O triunfo marcou a última partida dos eventos de pré-temporada realizada entre as equipes, que agora se preparam para o início das competições oficiais. A partida foi definida pelas reviravoltas no placar, com Lewandowski, Ferrán Torres, Ansu Fati, e Ezzalzouli 'brocando' para o Barça e Oliver Skipp anotando os dois únicos gols dos Spurs.
Duelo movimentado
O Barcelona mostrou que não estava para brincadeira logo nos primeiro minutos, abrindo o placar com Lewandowski, após assistência de Raphinha, que quase ampliou minutos depois. Apesar da intensidade inicial oferecida pelos Culés, foi o Tottenham que desceu para o intervalo feliz, pois acordaram na partida e viraram o jogo ainda na primeira etapa com Oliver Skipp.
Embora estando em desvantagem no placar, a equipe da Espanha não abaixou a cabeça e voltou para a segunda etapa determinada a vencer. A reação do Barça teve a jovem promessa, Lamine Yamal, de 16 anos, como principal protagonista, pois ele participou ativamente de todos os gols da equipe no restante da partida.
No minuto 36, o 'cria' da base partiu em velocidade na ponta e, de trivela, deixou Ferrán Torres 'na boa' para empatar a partida. Nove minutos depois, ele iniciou a jogada de ataque que deu origem ao gol da virada, de Ansu Fati. E no apagar das luzes, aos 48, participou também do último gol, feito por Ezzalzouli.
O Barcelona levantou o troféu Joan Gamper pela 46ª vez seguida em sua história.
𝙁𝙄𝙉𝘼𝘼𝘼𝘼𝙇 🔵🔴
— FC Barcelona (@FCBarcelona) August 8, 2023
The Gamper is ours💪🏻 pic.twitter.com/JjudiSLmk2