Não é novidade para ninguém que a Copa do Mundo reserva emoções distintas tanto para torcedores quanto para os jogadores. Mas, o que virou novidade para muitos amantes do futebol, na tarde desta segunda-feira, 7, foi a convocação do lateral-direito Daniel Alves. A surpresa, no entanto, era encarada como muita confiança da família do atleta.
"Estávamos muito tensos com à imprensa indo de encontro a possível convocação do Dani, mas, graças a Deus, deu tudo certo e estamos todos muito felizes na expectativa agora de mais uma grande e principal conquista", diz Ney Alves, irmão do defensor, em entrevista ao Massa!
Entre os 26 nomes anunciados pelo técnico Tite durante o anúncio da lista dos convocados, o nome do atleta, de 39 anos, foi o que mais surpreendeu. Para o comandante, o que importa é a qualidade em vários aspectos: técnico, físico e psicológico.
“O critério do Daniel Alves é o critério de todos. Ele premia qualidade técnica individual, premia seu aspecto físico e traz seu aspecto mental. Tal qual os outros. Alguns com mais de uma qualidade, outros com mais de outra”, analisou Tite.
Com 12 jogos disputados neste ano e três assistências dadas pelo Pumas, do México, o banano, natural de Juazeiro, está sem atuar desde o dia 23 de setembro. Caracterizado pelo jogador mais velho a vestir a amarelinha, ele supera Djalma Santos, que entrou em campo com dois anos a menos em 1966.
🇧🇷 Daniel Alves na temporada pelo Pumas:
— Footstats I2A (@Footstats) November 7, 2022
◉ 12 jogos (12 titular)
◉ 1V | 5E | 6D
◉ 22% de aproveitamento
◉ 0 gols
◉ 3 assistências
◉ 3 cartões amarelos
◉ Não joga desde Setembro
Convocado para Copa do Qatar! pic.twitter.com/cH9aQL8wTr
“Ele estava com baixos níveis de potência e força. Isso foi falado a ele. Eu disse que precisava melhorar esses níveis e ele me respondeu: 'Missão dada, missão a ser cumprida e será cumprida'. Ele é o mesmo Dani Alves que veio conosco em 2022 e nas Olimpíadas de 2021. No aspecto físico, ele se encontra apto”, explicou o preparador físico Fábio Mahseredjian.
Lateral com experiência em Copas
Há 21 anos, Daniel Alves era revelado em solo baiano, pelo Bahia. Agora, a cria da casa do Esquadrão de Aço está apta - pelo menos na visão da atual comissão técnica da seleção brasileira - para encarar sua terceira Copa.
Em 2010, ele compareceu na África do Sul, em 2014, no vexame do Brasil dentro de casa, e agora, no Catar, entre 20 de novembro e 18 de dezembro. Vale destacar que, há quatro anos, na Rússia (2018), ele só ficou fora por causa de uma grave lesão.
Acima de tudo, ele é o lateral com mais títulos na história do futebol, sendo 43 taças conquistadas. De modo específico, com a camisa verde e amarelo, ele disputou nove jogos, sendo sete como titular e dois como reserva, mas nenhum gol marcado e nenhuma assistência cedida.
Estreia da Seleção
Na Copa deste ano, o Brasil estreia no dia 24 de novembro (uma quinta-feira), diante da Sérvia, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Lusail. Além dessas duas equipes, o grupo G tem Sérvia, Suíça e Camarões.