O Brasil conquistou a segunda colocação durante o Campeonato Pan-Americano Cadete, Júnior e Sub-21, o maior torneio de karatê de base nas Américas. A competição, que aconteceu durante a semana passada em Santiago, no Chile, rendeu ao Brasil o total de 34 medalhas, sendo nove de ouro, sete de pratas e 18 bronzes, se tornando o melhor desempenho atrás somente dos Estados Unidos com 35 medalhas.
O baiano Christian Gabriel estava entre os atletas nacionais que conquistaram sua vaga no pódio. Na trajetória para conquistar o bronze na categoria masculina Júnior Kumite +76kg, ele precisou disputar cinco lutas. Após vencer o colombiano Nicolas Gamboa (6x2) e o peruano Lucas Emanuel Beltran Zoppi (11x6), Christian foi derrotado na quarta rodada pelo equatoriano Cesar Antonio Vallejo (6x3).
Durante a repescagem, apesar de ficar no 6x6 com o venezuelano Sifian Romario Alchaer El Chaer, o atleta brasileiro que tinha a vantagem de pontos levou para casa o bronze. Além dele, Felipe Vasquez Jaque também conquistou o bronze. O pódio foi finalizado com Vallejo com a medalha de ouro e o americano Michael Molinero com a prata.