
O que você faria para marcar seu nome na história do esporte? A baiana Fernanda Lanza completou uma das mais famosas e tradicionais corridas do mundo, a Maratona de Boston, realizada no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, no fim do último mês. Realizada ininterruptamente desde 1897, a competição realizada em sua 129ª edição é a segunda mais antiga maratona da história, atrás apenas da maratona olímpica. Com percurso de 42km, a atleta brasileira fechou a prova em 3h21min, ficando com a posição 10.348 da classificação geral.
“Foi a prova mais difícil e desafiadora que já fiz. Mas foi proporcionalmente incrível. A maratona de Boston é conhecida como a rainha das maratonas, uma das majors (conjunto das mais importantes e prestigiadas maratonas do mundo), mais difíceis e a mais desejada pelos corredores”, descreveu a baiana ao MASSA!.
Mesmo recente, já que começou a prática esportiva em 2020 durante a pandemia, o amor pela modalidade conquistou de vez a baiana, que sonhava em participar da Maratona de Boston há muito tempo. “O sonho de correr as majors existe desde que comecei a correr e entender um pouco mais sobre o mundo da corrida. [...] Durante a preparação para a maratona do Rio de 2024, eu percebi que era possível conseguir o índice para Boston, e essa passou a ser minha meta. A preparação começou em janeiro deste ano, e foram quase quatro meses de muita dedicação e disciplina”, explicou a atleta.
Com apenas cinco anos nesse mundo das corridas e maratonas, Fernanda demonstra que sua vida mudou, seja na saúde, hábitos, rotina ou memórias. “A corrida transforma. Comece devagar, no seu tempo, não pule etapas, aproveite e curta o processo, e seja feliz. A corrida aceita todos. Ninguém é menos corredor porque não corre maratonas. E se você não se apaixonar pela corrida, o que eu acho muito difícil, busque um esporte que te transforme”, indicou a soteropolitana.

Corridas bombam em Salvador
As corridas estão tomando cada vez mais conta do lazer e da saúde dos brasileiros. No ano passado, a atividade teve um aumento de 29% em relação a 2023, com mais de 2.800 provas ocorrendo no Brasil. Sobre esse “boom”, Fernanda Lanza ‘vê com ótimos olhos’, principalmente na capital baiana, salientando como isso valoriza inclusive o trabalho dos atletas. “Eu acho incrível. Isso mostra que cada vez mais as pessoas estão buscando se cuidar e ter saúde. Em Salvador, esse crescimento acaba proporcionando para nós atletas a oportunidade de treinar e competir com uma estrutura melhor e ter mais visibilidade”, comentou a corredora.
Desafio na Maratona do Rio
Quando questionada sobre os maiores feitos da carreira, além da corrida de Boston, a corredora foi categórica em responder a Maratona do Rio de Janeiro, onde correu 21km no sábado, e 42km no domingo. “A maratona do Rio de Janeiro é uma das grandes, hoje é a maior da América Latina, correr lá é muito gostoso, pelo clima, beleza da cidade, percurso. Mas Boston é um major, é surreal a quantidade de pessoas correndo e torcendo durante todo o percurso, todo mundo que está ali conquistou a oportunidade e sabe o que tá fazendo”, finalizou a atleta baiana.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana