Natural de Salvador, a nadadora Ana Marcela garantiu, nesta sexta-feira (22), seu sétimo título no Circuito Mundial de águas abertas. Líder do ranking após quatro etapas, a baiana precisava apenas de um sétimo lugar na última disputa, realizada na Arábia Saudita, para assegurar o troféu da temporada 2024. A nadadora já havia conquistado o título em 2010, 2012, 2014, 2018, 2021 e 2022.
Leia mais:
Gigante olímpica, Bia Ferreira vai 'cair pra cima' no boxe profissional
Campeão de boxe tenta superar morte da esposa: "Só durmo bêbado"
Ao longo das cinco etapas deste ano, a nadadora somou 2750 pontos. Ela terminou em quinto lugar no Egito, foi campeã na Itália, conquistou a prata em Portugal, ficou em nono em Hong Kong e encerrou o ano com a sétima posição na Arábia Saudita.
Na prova final, Ana Marcela esteve no primeiro pelotão durante boa parte da competição, chegando a ocupar o terceiro lugar na terceira volta. No entanto, perdeu ritmo nos metros finais e não conseguiu subir ao pódio. Apesar disso, a posição foi suficiente para garantir o título da temporada, superando a alemã Lea Boy, que terminou como vice-líder do ranking e conquistou a prata na etapa.
Aos 32 anos, Ana Marcela também competiu nas Olimpíadas de Paris, em julho, onde ficou em quarto lugar, próxima de uma medalha. A campeã olímpica em Tóquio 2021 já anunciou sua intenção de continuar até os Jogos de Los Angeles 2028, em busca de um novo pódio.