por Jefferson Domingos
O sentimento de frustração tomou conta do torcedor do Bahia novamente, na noite desta sexta-feira (28). Em noite de recorde de público em jogos do clube na Arena Fonte Nova, com 48.464 pagantes, o Tricolor decepcionou pela segunda vez seguida dentro de casa, ao ficar no empate em 1 a 1 com o Guarani, em jogo da 37ª e penúltimo rodada da Série B, perdendo a oportunidade de confirmar o acesso para a Elite do futebol nacional.
Na busca de um triunfo simples, o Esquadrão começou bem e abriu o placar no início do primeiro tempo, com Lucas Mugni de pênalti. Durante quase toda a partida, o Bahia segurou o placar e sentiu o gostinho da Primeira Divisão. Contudo, sofreu um duro golpe no final. Aos 38, o árbitro marcou pênalti para o Bugre após a bola bater na mão de Miqueias. Na cobrança, Yuri Tanque marcou e acabou com a festa em Salvador.
Apesar da frustração, o Bahia está muito perto de subir. O ponto conquistado ontem deixou o time na terceira colocação, com 59 pontos. A equipe pode ser alcançada em pontos pelo Sport, que venceu o Operário em Recife. O Leão, no entanto, terá que tirar a diferença no saldo de gols que é alta a favor do Tricolor (13 a 6).
Na última rodada da Segundona, o Esquadrão visita o CRB, no domingo (6), às 18h30, no estádio Rei Pelé, em Maceió. O quarto colocado Vasco terá confronto direto contra quinto, o Ituano, em Itu.
No jogo de ontem, o Bahia teve um início arrasador e deu a entender que a noite seria mesmo de festa. O Tricolor abriu o placar aos nove minutos, com Lucas Mugni, de pênalti. Antes, a equipe já tinha desperdiçado uma oportunidade com Ignácio e Davó. Caio Vidal teve chance cara a cara, mas parou em defesa do goleiro Maurício Kozlinski.
Como não chegou ao segundo gol para ficar tranquilo, o Esquadrão passou a sofrer com a perigosa equipe do Guarani, que tem a quarta melhor campanha do returno da Segundona e passou a criar perigo.
Mas o Bahia contou com um Mateus Claus inspirado para fechar o gol. No segundo tempo, o arqueiro tricolor fez defesa monumental em cabeçada de João Victor, quase da pequena área.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Guarani - Série B do Brasileirão (37ª rodada)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA);
Gols: Lucas Mugni, aos 9 minutos do 1° tempo (BAH); Yuri, aos 39 minutos do 2° tempo (GUA);
Cartão amarelo: Marcinho (BAH); Giovanni Augusto, Madison (GUA);
Público: 48.464 pagantes;
Renda: R$ 1.463.374,00;
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO), auxiliado por Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Boschilia (PR);
VAR: Wagner Reway (PB).
Bahia: Mateus Claus, Marcinho, Ignácio, Luiz Otávio e Luiz Henrique (Matheus Bahia); Patrick, Mugni e Ricardo Goulart (Rezende); Caio Vidal (Raí), Jacaré (Miqueias) e Davó (Ytalo). Técnico: Eduardo Barroca.
Guarani: Kozlinski; Ivan (Ludke), João Victor, Derlan e Jamerson; Leandro Vilela, Rodrigo Andrade (Madison), Giovanni Augusto (Yuri), Isaque (Edson Carioca) e Yago (Bruno José); Jenison. Técnico: Mozart Santos.