O Bahia vacilou feio e perdeu para o Santos dentro da Arena Fonte Nova por 2 a 1, na noite desta segunda-feira (18), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols da partida foram marcados por Camilo Cándido para o Tricolor, e Marcos Leonardo e Julio Furch para o Peixe.
O confronto foi eletrizante nos dois tempos em Salvador. O Santos foi o primeiro a dar as caras no começo do duelo, mas foi perdendo força no decorrer do tempo. O Tricolor de Aço, por sua vez, conseguiu impor seu jogo dentro de casa, mas não saiu com os três pontos.
Com a derrota, o Esquadrão permanece com 25 pontos e na 15ª posição. Já o Peixe chegou a 24 pontos, mas ainda continua na zona de rebaixamento, colado no Tricolor. O próximo compromisso do Bahia é contra o Flamengo, no dia 30 deste mês, no Maracanã, às 16h, pela rodada 25ª do Brasileirão, enquanto o time santista só entra em campo no dia 1º de outubro, dentro da Vila Belmiro, contra o Vasco.
Santos chegou 'na onda maluca'
Logo no início do jogo em Salvador, a equipe visitante chegou 'botando pra lá' no Bahia, exigindo de início duas grandes defesas do goleiro Marcos Felipe. O Tricolor de Aço ficou envolvido com as velocidades de Kevyson e Soteldo, sem falar em Marcos Leonardo.
Após o apavoro do Peixe em cima do Bahia, o time comandado por Rogério Ceni equilibrou as ações por volta dos 15 minutos, quando as tramas do atacante Rafael Ratão começaram a funcionar.
Apesar disso, o Esquadrão não conseguiu assustar o Peixe dentro da área do adversário. Até que, em um chutaço de fora da área, o meio-campista Yago Felipe exigiu grande defesa do goleiro João Paulo.
Pelo lado do Peixe, depois que o Bahia passou a participar mais da partida, a equipe deu início às investidas nos contra-ataques, que causaram sustos ao Tricolor, mas não mexeram no placar.
Segunda etapa desequilibrada
Se o primeiro tempo foi do Santos, a segunda etapa foi do Bahia. O Tricolor de Aço voltou para as quatro linhas 'retado', colocou sufoco no Peixe e deu efeito. Aos 14 minutos da segunda etapa, após uma jogada trabalhada da direita, entre Ademir e Gilberto, o lateral-direito ajeitou a bola para o lateral-esquerdo Camilo Cándido aplicar um chutaço na bola e abrir o placar da partida.
A pressão do Esquadrão não acabou e o time da casa continuou em cima do Peixe, mas não teve muito efeito. Na sequência, em uma cobrança de falta, o Santos empatou a partida com Marcos Leonardo, após jogada ensaiada.
A emoção continuou e o Bahia também, mas sem conseguir ameaçar o gol adversário, assim como a equipe aantista, que ofereceu poucos perigos ao Tricolor dentro da Fonte Nova.
Só que, entre idas e vindas, a equipe do Santos, após boa chegada, virou a partida na casa do Bahia, aos 49 minutos do segundo tempo, com Julio Furch, decretando o placar final: Bahia 1 x 2 Santos.
FICHA TÉCNICA
Santos x Bahia
Campeonato Brasileiro - 24ª rodada
Estádio: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Público e Renda: 41.431 pessoas; R$ 1.301.641,00
Data e horário: Segunda-feira (18), às 18h
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Cartão amarelo: Joaquim (Santos); Mugni (Bahia)
Escalação do Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cándido; Acevedo, Yago Felipe (Mugni) e Thaciano; Ademir (Luciano Juba), Rafael Ratão (Biel) e Everaldo (Mingotti). Técnico: Rogério Ceni.
Escalação do Santos: João Paulo; Joaquim, João Basso, Dodô e Lucas Braga; T. Rincón, Jean Lucas e Lucas Lima (Nonato); Kevyson (Júnior Caiçara), Soteldo e Marcos Leonardo. Técnico: Marcelo Fernandes.