
Em partida com segundo tempo fervoroso que levou à disputa de pênaltis, Bahia dispara e elimina o Santos, que dá adeus à Copa do Brasil. A partida iniciada às 19h desta quarta-feira (31), foi marcada por um primeiro tempo desastroso para as duas equipes com gol anulado e falhas da arbitragem. Já o segundo tempo foi agitado, com o Bahia conseguindo a vantagem e sendo arrebatado logo em seguida pelo Santos, que deixou a partida ir aos pênaltis com o empate de 1 a 1.
Primeiro tempo
Com protesto dos jogadores contra parágrafos da Lei Geral do Esporte após o apito inicial, o primeiro tempo de Bahia x Santos foi marcado por faltas sem nexo e cartão amarelo polêmico, dado a Acevedo antes dos 20 minutos de jogo. Com tentativas iniciadas com jogadas de Jacaré, que não tiveram finalizações bem sucedidas, o Bahia teve aos 14 minutos sua chance de vantagem com Biel que marcou, mas teve seu gol anulado por impedimento.
Mais tarde, ao fim da primeira etapa, o atacante lamentou pelo gol anulado e pela ausência de Jacaré, que saiu machucado aos 32 minutos, substituído por Cicinho. Biel afirma que seu gol causaria alívio para o placar da equipe
Apesar do Bahia aparecer mais no jogo, a posse de bola foi maior pro Santos que teve suas únicas chances de gol aos 12 e 15 minutos, com Soteldo. Ambas as equipes apresentaram dificuldades na criação de jogadas. Com o resultado da primeira etapa em 0x0, a partida seguia indo para a disputa de pênaltis.
Segundo tempo
Segunda etapa marcada por partida movimentada e fervorosa, com boas defesas do goleiro tricolor Marcos Felipe em lances perigosos de Ângelo e Soteldo. Ainda no primeiro minuto, Rodrigo Fernández recebe cartão amarelo. Bahia abre o olho e parte para cima.
Aos 14 minutos, assim como Jacaré, Biel sai por também sentir a posterior da coxa e entra Ademir, que faz sua primeira participação em lance, com divididas com Cauly e Rezende levando a torcida do tricolor à loucura.
Aos 23 minutos, em jogada defendida pelo goleiro do Santos, com passe de Everaldo e cabeceio ao gol de Cicinho, Everaldo aproveita erro de Rodrigo Fernández, insiste em dividida e Cauly marca um belíssimo gol para o Esquadrão. Lance foi revisado e validado pelo VAR, resultado que levaria o Esquadrão à classificação ainda em tempo normal.
Com jogo fervoroso e resultado classificando o Bahia, a partida recebeu 7 minutos de acréscimo. E foi aos 49 minutos, que o Santos mudou tudo com gol de Bruno Mezenga, e levou partida aos pênaltis, Bahia 1x1 Santos.
Pênaltis
As duas equipes acertaram as três primeiras, na quarta cobrança apenas o Bahia levou a melhor com Victor Hugo, marcando com categoria no centro do gol. Já na quinta tentativa do Bahia, Ademir desperdiça chance deixando para a partida ser decidida na próxima cobrança, que era do Santos. E foi com atuação impecável do goleiro Marcos Felipe na cobrança dos pênaltis, que Bruno Mezenga desperdiçou chance e o Bahia se classificou para as quartas de final da Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Santos
Copa do Brasil- Oitavas de final
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 31/05/2023 (quarta-feira)
Horário:19h
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa/RJ)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Bahia: Marcos Felipe; Kanu; David Duarte; Vitor Hugo; Jacaré; Acevedo; Rezende; Ryan; Cauly; Biel e Everaldo
Santos: João Paulo; G. Inocêncio; Joaquim; Messias; Lucas Pires; R. Fernández; Dodi; Lucas Lima; Mendoza; Deivid e Soteldo