Bahia e Vitória empataram em 0 a 0 o clássico da final do Campeonato Baiano de 2023, na tarde deste domingo (1º), porém, pelo placar de 2 a 1 conquistado pelo Tricolor de Aço no Barradão, o Esquadrão consagrou-se campeão estadual. Mesmo atrás no placar desde o início do confronto, o time Rubro-negro não se mostrou disposto a mudar o rumo da final.
Melhor ataque e artilheira foi Tricolor. Com 65 gols anotados, o Bahia teve o melhor ataque da competição e a chilena Yenny Acuña, com 13 gols, marcou o nome na artilharia.
A tarde deste domingo marcou um novo recorde de público no futebol feminino da Bahia. Foram mais de 4 mil pessoas acompanhando o clássico BAVI.
Tudo dentro do esperado no primeiro tempo
Primeiro tempo típico de uma final, as duas equipes buscando errar menos e, como consequência, torna o jogo mais tenso e morno. Contudo, as donas da casa fizeram valer o apoio e o mando de campo, foram para cima da equipe do Vitória, que soube se defender bem, porém, nas poucas subidas que teve, não conseguiu ser efetiva.
A primeira chance clara de inauguração do placar saiu de uma roubada de bola do Bahia na zona defensiva Rubro-negra, que deixou a chilena Yenny Acuña em condições de abrir o placar, de cara com a goleira Tatiane, mas mandou pra fora ao chapar de direita.
O susto fez o Vitória se alertar e o time deu indícios de começar a ser mais ativo na partida, mas o ímpeto não durou por muito tempo e o Tricolor de Aço retomou as rédeas do confronto.
Depois dos picos de agressividade, o jogo não ofereceu mais nenhuma empolgação, o Bahia, mais confortável, buscava bolas esticadas por cima e por baixo, mas sem efeito. A primeira etapa da partida no estádio de Pituaçu terminou com 0 a 0 no placar.
Jogo tenso na segunda etapa
O cenário do primeiro tempo se manteve e perdurou durante todo o segundo tempo. O Vitória, que está jogando fora de seus domínios e com desvantagem no placar por conta do jogo de ida, não se mostrou disposto a ir para cima em busca do resultado.
Durante todo o segundo tempo nenhum dos times tiveram oportunidades claras de gol, o Bahia, por sua vez, se manteve confortável e jogando da mesma maneira que encerrou o primeiro tempo, arriscando bolas longas procurando as atacantes.
Aos 40 minutos a equipe Rubro-negra se lançou ao ataque e se manteve mais próximo da zona de defesa do Bahia, o que gerou algumas chances de contra-ataque do time da casa, que não soube aproveitar.
Contudo, para fechar, após uma falta cobrada por Yenny Acuña, a bola sobrou na área e chegou a ser empurrada para o fundo das redes pela Alana, mas a arbitragem anulou o gol, mas já não havia mais tempo. Bahia campeão baiano de 2023.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Vitória
Final do Campeonato Baiano Feminino 2023
Local: Estádio de Pituaçu
Dia e horário: domingo (1º), às 16h
Árbitra: Iara Janaína Rubinatti do Nascimento
Assistentes: Patricia dos Reis do Nascimento e Daniella Coutinho Pinto
Bahia: Lorrana; Dan, Aila, Tchula e Ary; Jordana, Lane e Vilma; Yenny Acuña, Juliana e Nathane. Técnico: Igor Morena.
Vitória: Tati; Isabela, Leslen, Rute e Taissinha; Layla, Talita Moju e Amanda; Laís, Iana e Roqueline. Técnico: Anderson Magalhães.