Um velho e conhecido debate do futebol brasileiro novamente veio à tona em 2024: o calendário. Os times que disputam a Série A do Brasileirão, muitas vezes ficam 'de onda' por terem que disputar até três competições ao mesmo tempo, fator que deixa grandão o número de jogos na temporada, e, consequentemente, diminui bastante a 'pestana' das equipes entre os compromissos.
Lá no topo deste recorte de times 'cansadões' do Campeonato Brasileiro, está mais uma vez o Bahia. Terceiro colocado entre as equipes que mais disputaram jogos — já são 42 na temporada —, o Esquadrão possui uma média de 6.037 minutos entre jogos neste ano. O Baêa só perde para o Fortaleza e Cuiabá, que já entraram em campo 45 e 43 vezes, respectivamente.
Diante desta maratona de jogos, o técnico Rogério Ceni falou sobre a dificuldade que tem encontrado para conciliar as partidas e sessões de treinamento no último domingo (7), após a derrota para o Palmeiras: “Nem tempo de treinar a gente tem”.
“Um jogador que vem entregando muito, um dos principais jogadores, um cara que tem mais de 20 jogos consecutivos, está um pouco cansado também”, pontuou o treinador tricolor, ao citar o meia Jean Lucas, que desperdiçou grande chances de marcar gol contra o Verdão.
Ainda durante a coletiva, Ceni também pontuou sobre o alto número de jogos do Esquadrão no último mês. “Não houve trabalho essa semana, a gente joga de três em três dias. A gente vai completar dez jogos em 30 dias”, afirmou.
“Os caras estão esgotados, e daqui a três dias temos jogo, e em mais três dias temos outro. Enquanto o Cuiabá jogou ontem e joga em uma semana com a gente, a gente tem três jogos”, destacou Rogério.