Em um duelo de tricolores nordestinos que promete, Bahia e Fortaleza se enfrentam neste sábado (21) no Castelão, a partir das 21h, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com as duas equipes dentro do G-6 da competição - o Esquadrão tem 42 pontos em 6º lugar, enquanto o Leão do Pici está em 3º, com 49 -, a expectativa é de um grande clássico digno de clubes que brigam pelas primeiras posições da elite nacional.
A missão do time baiano fora de casa esta noite, no entanto, não será nada fácil. A equipe cearense tem a melhor campanha e a melhor defesa como mandante na Série A, além de ser a única invicta, com 10 vitórias e três empates. Contudo, a fase recente do Fortaleza não é das melhores, já que foi derrotado pelo Corinthians, na Copa Sul-Americana, e não vence há três jogos no Brasileirão.
Mesmo assim, o lateral Luciano Juba, uma das principais peças do Bahia para o embate, preferiu diminuir a importância do momento conturbado do adversário visando a partida. “A gente sabe que se trata de um jogo difícil, um clássico do Nordeste. Não é só aproveitar o momento do adversário e, sim, manter o nosso foco, trabalho e objetivo, para, quem sabe, sair de lá com o nosso objetivo”, projetou o jogador em coletiva, no CT Evaristo de Macedo.
Os clubes têm representado bem a região na briga pelo G-6 e podem ser responsáveis pela primeira vez em que duas equipes nordestinas terminem o Brasileirão entre os 10 primeiros colocados. Por isso, Juba pede foco total ao duelo. “A gente só está no Brasileiro, e nosso foco é a vaga na Libertadores. Temos que trabalhar firmes e fortes”, indicou.
E é bom também a defesa do Bahia entrar ligada no Castelão, se o time quiser realmente os três pontos, visto que, o Fortaleza fez gols em todos os jogos como mandante na competição. “É sempre importante estar sem sofrer gols, até por questão de critério na parte de cima e moral do grupo. Quando a gente não toma gol está mais perto do triunfo. Vamos trabalhar para tomar o mínimo de gols possível”, lembrou Juba.
Esquadrão terá um desfalque
O atacante Biel, com problema nas costas, será desfalque mais uma vez e não viajou com a delegação para a capital cearense. Já o volante Acevedo deu continuidade à transição, e continua de fora. Quem também não seguiu para o Ceará foi o zagueiro Kanu, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Cuesta e Vitor Hugo brigam pela vaga esta noite.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza x Bahia
27ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 21 de setembro de 2024, sábado
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Kuscevic, Cardona e Felipe Jonatan; Zé Welison, Pedro Augusto e Pochettino; Marinho, Breno Lopes e Lucero (Moisés). Técnico: Juan Vojvoda
Bahia: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni
*Sob a supervisão do editor Léo Santana