As regras da Conmebol devem colocar o Bahia no pote 1 do sorteio da pré-Libertadores, que acontece nesta quinta-feira (19), às 12h. A partir do ranking da Confederação, os times são divididos em dois potes, com oito equipes cada. No entanto, nem todos os classificados estarão definidos.
Leia Mais:
Assista: ex-zagueiro do Bahia rompe ligamento de joelho em jogo
Caio Alexandre 'se sai' de férias badalada para fortalecer comunidade
Pivete de Aço: Bahia renova contrato com goleiro prodígio da base
Outro clube brasileiro que possivelmente estará no pote 1 é o Corinthians. Ao todo, dos 16 times que irão disputar a 2ª fase, apenas 11 são conhecidos. Sendo três vindos da primeira fase e estarão automaticamente no pote 2, e duas equipes restantes da Colômbia (Tolima ou Millonarios) e da Bolívia (Bolívar ou The Strongest).
O Bahia é o sétimo do ranking e poderia ser ultrapassado por qualquer um dos quatro times que ainda podem se classificar. Apesar disso, o Esquadrão de Aço deve continuar na posição do pote 1.
Caso fique no pote 1, o Bahia não poderá enfrentar o Boca Juniors. Em entrevista ao ESPN, o diretor de competições da Conmebol, Frederico Nantes, esclareceu que todos os times indefinidos estarão no pote 2.
O prazo final para definição dos potes é esta segunda (16), porém isso só poderá mudar a situação do time boliviano. Devido ao fato de que o classificado da Colômbia só será definido no fim de semana, o Bahia se mantém no pote 1.
Veja como deve ficar os potes da 2ª fase da pré-Libertadores:
Pote 1
Boca Juniors (ARG), Corinthians (BRA), Cerro Porteño (PAR), Barcelona (EQU), Independiente Santa Fe (COL), Melgar (PER), Bahia (BRA) e Ñublense (CHI) ou The Strongest (Bolívia 3).
Pote 2
Ñublense (CHI) ou The Strongest ou Bolívar (Bolívia 3), Deportes Iquique (CHI), Boston River (URU), Universidad Central (VEN), Tolima ou Millonarios (Colômbia 4), Classificado 1ª Fase 1, Classificado 1ª Fase 2 e Classificado 1ª Fase 3.