26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Bahia City - 04/05/2023, 11:47 - Vinicius Rebouças - Atualizado em 04/05/2023, 12:12

Bahia conclui venda da SAF e oficialmente faz parte do Grupo City

Três pontos principais irão reger o Esquadrão daqui para frente e resultado não está entre eles

Soriano e Bellintani na solenidade para passagem de bastão
Soriano e Bellintani na solenidade para passagem de bastão |  Foto: Shirley Stolze / Ag A Tarde

Mais um capítulo da imensa história do Esporte Clube Bahia foi escrita na manhã desta quinta-feira (4). Foi concluída a venda da SAF e agora, oficialmente, o tricolor de aço é um dos clubes do Grupo City. Para cravar a data, uma solenidade de mudança de gestão foi realizada com a presença do CEO do grupo, Ferran Soriano.

"Celebramos hoje o início de uma longa viagem. Para mim é muita responsabilidade por causa da excecionalidade do Bahia no Grupo City. Temos treze clubes no grupo, mas o Bahia é excepcional. Será o 2º maior clube do grupo", comemorou o novo mandatário.

A troca de comando vem cinco meses após os sócios aprovarem a venda de 90% da SAF para o conglomerado. O processo está concluído. O presidente responsável pela venda, Guilherme Bellintani, fez questão de lembrar que percorrer este caminho não foi uma decisão unilateral dele.

"Foi enxergado o Bahia como nunca enxerguei. Do tamanho que ele pode ser, com a grandeza que ele já tem. Mas veio a partir da confiança do nosso torcedor. Tivemos 98% de aprovação na parceria entre 13 mil que votaram. É porque acreditamos muito nesse projeto. O que dizemos a partir de hoje, ou do dia que aprovamos o projeto, é que confiamos no Grupo City para gerir o Bahia", afirmou.

Cuidado com a torcida

Carinhosamente apelidado pela torcida de Harry Potter no início da gestão, Bellintani acredita que a SAF foi um grande investimento com pessoas que entendem o que o Bahia representa para essa cidade. E lançou um pedido ao grupo estrangeiro: "cuide dessa gente".

O apelo foi para o sentimento do torcedor, que vive numa metrópole mágica, mas marcada pelo desequilíbrio social. Na qual as comunidades vulneráveis se apegam às paixões como um fôlego para enfrentar a dura realidade que vivem. "Tem muita gente nessa cidade que tem no Bahia a grande dimensão da alegria, da boa segunda-feira", pontou o cartola.

Guilherme Bellintani faz apelo para gestão do Grupo City: "Cuide da torcida"
Guilherme Bellintani faz apelo para gestão do Grupo City: "Cuide da torcida" | Foto: Shirley Stolze / Ag A Tarde

Filosofia do City

Na filosofia do Grupo City três pontos são primordiais e passarão a reger o Esquadrão a partir de agora: foco na Bahia, jogo bonito e finanças sustentáveis. "Para fazer isso acontecer o City tratá todos os recursos possíveis. Recursos quer dizer tecnologia, know how e pessoal", explicou Ferran Soriano.

Segundo ele, o Grupo quer abraçar o estado e a cidade, de forma a tornar a experiência gratificante para ambas as partes. Ou seja, criar um ponte para troca de experiências no ambiente onde clube está inserido. Este é o foco na Bahia.

Quanto ao jogo bonito, o "beautiful football", trata-se da assertividade em campo. Do futebol impositivo, agressivo e dominante. Algo já praticado pelo Manchester City de Pep Guardiola, citado inúmeras vezes durante o evento.

O terceiro e não menos importante ponto elencado é a realidade do negócio. O gringo não alisou e largou o doce, sem dó nem piedade, ao falar das finanças sustentáveis. "O clube precisa ser financeiramente viável. Se sustentar".

Ferran Soriano elenca três prontos que agora farão parte da realidade do Esquadrão
Ferran Soriano elenca três prontos que agora farão parte da realidade do Esquadrão | Foto: Shirley Stolze / Ag A Tarde

Resultados

Ciente de que as mudanças no Bahia serão a longo prazo, os resultados imediatos podem não acontecer. A expectativa de títulos é alta. O 50º título baiano veio, mas na Série A do Brasileirão as coisas podem degringolar. Uma realidade antecipada pelas lideranças do clube, que pregam paciência.

"Podemos perder quatro, cinco, seis jogos no processo. O importante é a grandeza desse projeto, que nós vamos entender somente lá na frente", afirmou Bellintani.

Soriano seguiu a mesma linha. Para ele o mister Renato Paiva é "um técnico muito bom", mas admite que ao longo do caminho haverá problema e eventuais derrotas, por se tratar do "ano zero" do novo clube integrado ao grupo.

Soriano foi além e comparou os últimos resultados do Manchester City, vencedor de quatro das últimas cinco edições da Premier League. Na temporada atual o time azul celeste pode faturar ainda a Champions League, mais uma edição do nacional e a Copa da Inglaterra.

"Foram 14 anos de trabalho para chegar a até aqui. Então, paciência e confiança. Não vamos tomar nenhum decisão baseado em um resultado, dois ou três. Tudo será tomado de acordo com uma base de análise. Muitas vezes o trabalho é bem feito e o resultado não vem. Será um passo a passo onde vamos contruir um bom elenco e um bom time", finalizou.

exclamção leia também