A Bahia já soma cinco medalhas nos Jogos da Juventude de 2023. O número foi alcançado após os Judocas Gabriel da Cruz, levar a prata, e Hiago Gabriel, o bronze. Os jogos que acontecem em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, desde o dia 1° de setembro continuam até sábado (16). Além dos judocas, o estado baiano garantiu a prata na ginástica rítmica com Keila Santos e duas medalhas de bronze no wrestling, com Adrian de Santana e novamente Gabriel.
Sendo o destaque dos jogos, na primeira metade da competição, Gabriel, de 15 anos, garantiu o segundo lugar no pódio no judô e disputou a modalidade de wrestling, levando o bronze, no primeiro bloco de competições. O atleta é aluno do Grupo Escolar Mari Peixoto, de Cruz das Almas.
Nesta última semana, o terceiro e último grupo, com 73 pessoas, chegou na cidade de Ribeirão Preto nesta segunda-feira (11). O grupo é composto por atletas, técnicos e dirigentes. Durante esta etapa, a Bahia irá competir nas categorias masculino e feminino em águas abertas, basquete, handebol, natação e vôlei de praia
Os atletas deste último grupo vão representar as cidades de Caravelas, Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães, Lauro de Freitas, Nova Viçosa, Teixeira de Freitas, Mucuri e Salvador. As passagens aéreas e uniformes dos atletas e dirigentes foram cedidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e com execução da Federação Baiana de Esporte Escola (FBEE), que também realizaram as seletivas escolares para as etapas nacionais.