O Bahia vai encarar o Atlético-MG fora de casa neste domingo (13), e terá que superar um fator histórico se quiser vencer: o retrospecto em Minas Gerais. O Tricolor tem menos de 22% de aproveitamento quando visita o Galo em seus domínios.
Nas 26 partidas que disputou contra o Atlético como visitante, o Esquadrão só venceu quatro e foi derrotado em 17, além de cinco empates. Contudo, dois desses triunfos aconteceram recentemente, em 2017 e 2019.
Relembre os triunfos do Bahia em Minas Gerais:
A primeira vez foi pelo Campeonato Brasileiro de 1985, quando o Bahia venceu por 3 a 2 no Mineirão. Os gols tricolores foram marcados por Robson, Ronaldo Marques e Marinho.
O Esquadrão foi a campo com: Roberto Bahia, Zezinho, Celso, Salvador e Miguel; Sales, Emo e Leandro (Helinho); Toinzinho (Marinho), Robson e Ronaldo Marques. Técnico: Paulinho de Almeida
Em 1999, o Esquadrão bateu o Atlético por 1 a 0 no Mineirão, pela Copa do Brasil, e avançou para as oitavas de finais da competição. Bebeto Campos marcou o gol do jogo.
O Esquadrão foi a campo com: Ricardo, Clébson, Júnior Paulista, Wellington e Jefferson; Izaías, Bebeto Campos (Lima Segipano), Cadu e Capixaba (Róbson Luís); Dimba (Vinicius Carioca) e Uéslei. Técnico: Joel Santana
A terceira vitória do Bahia contra o Galo fora de casa foi por 2 a 0 pelo Brasileirão de 2017, na 15ª rodada, no estádio Independência. O volante Juninho Valoura anotou os dois tentos.
O Esquadrão foi a campo com: Jean; Eduardo, Thiago, Lucas Fonseca e Matheus Reis; Matheus Sales, Juninho Valoura, Vinicius (Eder), Zé Rafael (Gustavo Ferrareis) e Mendoza ; João Paulo (Regis). Técnico: Jorginho
O mais recente triunfo do Bahia foi em 2019, na 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Jogando no Independência, o Tricolor venceu pelo placar de 1 a 0, com gol de Gilberto.
O Esquadrão foi a campo com: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Giovanni; Gregore, Flávio e Ronaldo (Guerra); Artur, Gilberto (Fernandão) e Lucca (Elber). Técnico: Roger Machado.