A bola vai rolar nesta quarta-feira (1º) pela primeira fase da Copa do Brasil em 2023 para os times baianos, e logo na largada da competição já acontecerá um confronto entre clubes do estado: Jacuipense x Bahia. A partida será no estádio de Pituaçu, a partir das 21h30.
Apesar do jogo ser na capital baiana, o mando de campo é da equipe de Riachão do Jacuípe. Por este motivo, o Esquadrão joga pelo empate para avançar de fase e colocar a premiação no bolso. Já para o Leão do Sisal só a vitória interessa.
O duelo promete ser marcado pelo equilíbrio já que se tratam do líder e vice-líder do Baianão desta temporada. O Bahia, inclusive, descansou os atletas na última rodada do Estadual para focar totalmente no jogo contra o Leão Grená.

A equipe de Renato Paiva não vive um dos seus melhores momentos na temporada, depois de sofrer duas derrotas pesadas para Fortaleza e Sport. Por isso, o confronto desta noite tem um peso ainda maior para o Tricolor, que precisa dá uma resposta para sua torcida e conquistar a classificação, de preferência com bom futebol apresentado.
Com uma semana decisiva, já que no domingo (5) tem o clássico Ba-Vi pela Copa do Nordeste, a cobrança interna no Esquadrão tem sido pesada para que a equipe possa embalar de uma vez por todas na temporada. E, para que ocorra essa melhora o quanto antes, o volante Yago Felipe foi apresentado oficialmente ontem à tarde, na Arena Fonte Nova.
O Bahia por si só é uma camisa muito pesada, de muita tradição
Yago Felipe
“Todos devem falar do projeto porque Cadu [Santoro, diretor de futebol] me ligou e conversou comigo. Mostrou interesse que tinha em me contratar, entendia que cairia bem no clube. Não só pelo projeto. O Bahia por si só é uma camisa muito pesada, de muita tradição. Às vezes que vim jogar contra, vi a torcida pulando, incentivado. Todo jogador quer isso. O projeto é muito bom, o tempo vai mostrar, mas por esse escudo, a força da camisa”, vibrou.
Já regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, Yago se colocou à disposição para estrear hoje e pode pintar como novidade na equipe de Renato Paiva. “Muito motivado. Cheguei na reapresentação após o jogo contra o Sport. Isso me motivou mais ainda, estou no lugar certo. Espero que a gente possa virar a chave para conquistar grandes coisas no Bahia”, afirmou o atleta.
Já do outro lado, o técnico do Jacupa, Jonílson Veloso, pregou respeito ao Esquadrão. “Sabemos que é uma pedreira, mas estamos felizes, concentrados e preparados para enfrentar a equipe do Bahia”, indicou o comandante.
Esquadrão pode ter retornos
O elenco do Bahia realizou ontem o último treino no Centro de Treinamentos Evaristo de Macedo, antes do treinador Renato Paiva relacionar todos os atletas para a partida decisiva desta noite, diante do Jacuipense, na estreia da Copa do Brasil desta temporada.
O técnico português poderá contar com o lateral-esquerdo Chávez e com o volante Rezende, que estavam machucados e desfalcaram o time nos últimos jogos. Entretanto, a principal novidade do Bahia em campo pode ser a estreia do volante Yago Felipe, que já está regularizado e à disposição do comandante tricolor.

Nas atividades do dia, o técnico gringo orientou um coletivo tático para definir a equipe que começa como titular nesta quarta-feira diante do Leão do Sisal, em Salvador.
Do outro lado do confronto, o trabalho não foi muito diferente. O Jacuipense também realizou os últimos ajustes da equipe ontem à tarde, no estádio Pituaçu, local da partida. O atacante Jeam, que acumula passagem pelo Bahia, deixou o campo na última partida reclamando de dores muscular, no entanto, deve estar pronto para o duelo contra o Tricolor.
Para o embate contra o Esquadrão, o treinador Jonilson Veloso prometeu ao torcedor do Leão do Sisal uma equipe ofensiva em busca da classificação para a próxima fase da Copa do Brasil de 2023.
Ficha Técnica
Jacuipense x Bahia -1ª fase da Copa do Brasil
Local: Estádio Pituaçu, em Salvador (BA);
Dia e hora: Quarta-feira (1º/03), às 21h30;
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães;
Assistentes: Michael Correia e Daniel de Oliveira Alves (trio do RJ).
Prováeveis escalações
Jacuipense Jean; Raphinha, Kanu, Weverton e Radar; Fábio Bahia, Vinícius Amaral e Eudar; Thiaguinho, Welder e Jeam. Técnico: Jonilson Veloso.
Bahia Marcos Felipe; Cicinho (André), David Duarte (Gabriel Xavier), Marcos Victor e Matheus Bahia; Rezende (Yago), Acevedo e Cauly; Jacaré (Kayky), Biel e Everaldo. Técnico: Renato Paiva.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana