29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Missão complicada - 29/07/2023, 20:44 - Junior Almeida- Atualizado em 29/07/2023, 21:06

Baêa precisa quebrar tabu no Morumbi contra o São Paulo pra sair do Z4

Sem vencer no estádio há dez anos, Esquadrão tem que ganhar para não afundar na Série A; duelo será neste domingo (30), às 11h

Novo reforço do Tricolor, atacante Ratão está à disposição do técnico Renato Paiva
Novo reforço do Tricolor, atacante Ratão está à disposição do técnico Renato Paiva |  Foto: Letícia Martins / EC Bahia

Depois de consecutivas rodadas beirando a zona de rebaixamento, o Bahia não contou com a sorte na combinação de resultados e entrou no Z-4 no último fim de semana, após empatar com o Corinthians, na Arena Fonte Nova. Para mostrar que a realidade do Esquadrão no torneio pode ser outra, a equipe terá pela frente a missão de superar o São Paulo. Na manhã deste domingo (30), às 11h, no Morumbi, os clubes travam uma batalha entre tricolores que pode ser crucial para o futuro do Bahia na tabela de classificação.

Leia mais:

Bahia vai encarar São Paulo empolgado com James e num Morumbi lotado

Adriel destaca família tricolor em coletiva: "Torcedores doentes"

Isso porque a situação do Tricolor baiano é delicada. O time pode acabar sendo superado pelo Coritiba em caso de empate ou triunfo dos paranaenses, já que eles têm os mesmos 14 pontos e estão atrás, na 18ª posição.

Um triunfo no duelo de logo mais, por outro lado, seria um excelente indício de que o elenco é capaz de reverter a situação. O desafio, no entanto, não é fácil. Os comandados de Renato Paiva irão medir forças com o atual sexto colocado e que não perde em casa há mais de um mês completo.

A última derrota do São Paulo como mandante foi no dia 11 de junho, em confronto com o todo poderoso Palmeiras. Na ocasião, os paulistas perderam por 2 a 0 e viram o Alviverde, naquele ponto do campeonato, se consolidar na vice-liderança do torneio.

Como se não bastasse, a equipe baiana terá outro obstáculo na partida de hoje. Se quiser sair com os três pontos, terá de superar um tabu que já dura mais de uma década. O Tricolor não vence a equipe paulista no Morumbi, pela Série A, desde julho de 2013.

Rival enjoado

Para quem acredita em superstição, o duelo de hoje será disputado no mesmo mês que o do último triunfo, dez anos atrás, quando Anderson Talisca e Fahel marcaram os gols da equipe, que venceu por 2 a 1, em jogo válido pela 11ª rodada do Brasileirão

Desde então, foram três vitórias do Soberano, além de três empates. No meio do caminho, porém, houve um ponto alto na caminhada do Bahia. Em duelo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 2019, o Esquadrão venceu fora de casa por 1 a 0.

As estatísticas atuais não estão ao lado dos baianos. Sem saber o que é ganhar há cinco rodadas no Brasileirão, o time terá o São Paulo como último adversário do G-10 neste primeiro turno.

Até aqui, o desempenho contra os dez primeiros foi desastroso, com apenas 14% de aproveitamento. O time conseguiu somente o triunfo diante do Palmeiras, por 1 a 0, pela 11ª rodada. Nos demais confrontos, foram sete derrotas e um empate, com o Fortaleza, na Arena Castelão.

Uma boa notícia, ao menos em tese, é de que o Tricolor do Morumbi estará desfalcado no duelo. Artilheiros do São Paulo na temporada, com nove gols cada, Luciano e Calleri não estarão presente. A dupla cumprirá suspensão por acúmulo de cartões amarelos.

Apesar da boa fase após eliminar o Palmeiras na Copa do Brasil e golear o Santos por 4 a 1 na semana passada, o Tricolor paulista vem de uma derrota para o Cuiabá, na Arena Pantanal, por 2 a 1, pela 16ª rodada do Brasileirão.

Os comandados de Paiva, então, têm a meta de absorver ensinamentos que a equipe do Mato Grosso deixou e repetir a dose. A missão, sem dúvidas, será mais dura por ter o Morumbi como palco.

No entanto, se o Esquadrão quiser se reerguer anímica e tecnicamente no campeonato, o confronto de hoje é uma verdadeira prova de fogo para definir em que setor da tabela o time poderá brigar.

FICHA TÉCNICA
São Paulo x Bahia - 17ª rodada do Brasileirão

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP);
Dia e hora: domingo (30/07), às 11h;
Arbitragem: Ramon Abatti Abel;
Assistentes: Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes (Trio de Santa Catarina).

São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Wellington Rato e Michel Araújo; Juan e David. Técnico: Dorival Júnior

Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Victor Hugo e Matheus Bahia; Acevedo, Rezende, Thaciano e Cauly; Ademir e Everaldo. Técnico: Renato Paiva

exclamção leia também