O Bahia venceu o Bragantino por 4 a 0, na tarde deste domingo (20), na Arena Fonte Nova, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols da partida foram marcados por Rezende, Vitor Hugo, Vinicius Mingotti e Cauly. A partida bem executada pela equipe Tricolor dá ânimo para os próximos desafios em busca da virada de chave na competição.
O ritmo alto desde os primeiros momentos da partida se manteve durante os 90 minutos na Fonte. O Bragantino que esteve em Salvador não foi o que conseguiu acesso às primeiras posições da tabela do campeonato nacional, assim como o Bahia que goleou não demonstrou o futebol pobre que lhe colocou próximo à zona de rebaixamento.
O compromisso do Esquadrão de Aço pelo Brasileirão, agora, é contra o Botafogo, pela 21ª rodada do Campeonato, no domingo (27), às 16h, no Rio de Janeiro. Já o Braga, também entra em campo no domingo, às 11h, contra o Cuiabá.
Estilo envolvente do Bahia
A primeira etapa da partida do Bahia foi avassaladora. Contrariando as últimas partidas, o Tricolor abriu o placar aos 9 minutos. Após confusão dentro da área, o meio-campista Rezende empurrou de direita para o fundo das redes. O Esquadrão deu um acalmada na vontade após abrir o placar e deu espaço para o Bragantino, que não conseguiu aproveitar, graças a Marcos Felipe, que fez boas defesas.
A ideia do Tricolor parecia clara, cansar a equipe de Bragança Paulista e procurar, aos poucos, 'matar' a partida. Foi o que aconteceu, depois de suportar a posse de bola da equipe visitante, o Bahia retomou o comando das iniciativas próximo aos 30 minutos, em algumas de suas subidas, conseguiu um escanteio cobrado por Cauly, para cabeceio certeiro e forte do zagueiro Vitor Hugo.
Os minutos que deram sequência à partida foram de sustos para a equipe paulista. O Tricolor de Aço se impondo dentro da Fonte Nova, tentou algumas jogadas de contra-ataque, mas, quando perto de ser finalizadas, esbarravam na ansiedade dos atletas ou irregularidade, como escanteio, por exemplo. Fim de primeiro tempo: Bahia 2 x 0 Bragantino.
Segundo tempo cruel do Superman
O Tricolor voltou com o mesmo foco, entretanto, o Bragantino, que realizou mudanças na equipe, também voltou mais ligado para a partida. Apesar do certo equilíbrio nas tomadas de decisões, o Bahia estava embalado com o batuque de sua torcida, e Ademir, que estava fazendo fumaça na direita com muita correria, deixou Vinicius Mingotti na cara do gol, aos 15 minutos da segunda etapa, ampliando o placar para 3 a 0, a favor da equipe da casa.
Com o objetivo de renovar o ânimo da equipe, o Bahia mudou duas peças do ataque entraram Jacaré, no lugar de Ademir e, Everaldo no lugar de Mingotti. E novamente deu certo. Aos 23 minutos, após jogada entre Jacaré e Thaciano, deixou o meia livre dentro da área para mandar uma bomba em direção à trave do arqueiro adversário.
Uma das poucas chances do Braga, que já estava tomando 3 a 0 fora de casa, surgiu após cruzamento da direita, onde a bola esbarrou em Vitor Hugo e sobrou limpa para o Matheus Gonçalves, aos 28 minutos, mandar para fora, acima da meta do goleiro Marcos Felipe.
A partida continuou depois de minutos sem emoção, o Bahia novamente fez a alegria do seu torcedor, uma subida pela direita, comandada pelo lateral-direito Gilberto, mandando a bola para dentro da área, apenas para Cauly finalizar de direita, no cantinho direito do goleiro Cleiton. A partida terminou com o placar elástico da equipe mandante. Bahia 4 x 0 Bragantino.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Red Bull Bragantino
Campeonato Brasileiro - 20ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data e horário: 20/08/2023 (domingo), às 16h
Árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartão amarelo: Bahia - Kanu, Rezende; Bragantino - Aderlan, Luan Patrick, Jadsom, Andrés Hurtado, Matheus Gonçalves
Público: 38.451 pessoas
Renda: R$ 1.127.430,00
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Cándido (Matheus Bahia); Rezende (Nicolás Acevedo), Thaciano e Cauly; Ademir (Jacaré), Rafael Ratão (Yago Felipe) e Everaldo (Vinicius Mingotti). Técnico: Renato Paiva.
Red Bull Bragantino: Cleiton; Aderlan (André Hurtado), Léo Ortiz (Lucas Rafael), Luan Patrick e Luan Cândido; Matheus Fernandes, Jadsom (Matheus Gonçalves) e Gustavinho; Bruninho (Vitinho), Sorriso e Thiago Borbas (Alerrandro). Técnico: Pedro Caixinha.