Uma semana após perder por 3 a 0 para o Santos no Campeonato Brasileiro, o Bahia retornou à Vila Belmiro, desta vez em duelo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O Tricolor, que contou com novidades em sua escalação, ficou apenas no empate sem gols (0 a 0) com o Peixe e decidirá a vaga para as quartas de final na Arena Fonte Nova, contando com o apoio da sua torcida, no próximo dia 31, às 19h.
Os comandados do técnico Renato Paiva criaram as melhores chances da partida, mas esbarram na boa atuação do goleiro João Paulo, que fez, ao menos, quatro defesas difíceis, entre elas uma defesaça num chute de Cauly da entrada da área.
Antes de decidir a vaga na Copa do Brasil, o Esquadrão irá a campo pelo Brasileirão, no sábado, quando jogará com todo o calor e festa dos seus torcedores para poder reencontrar o caminho dos triunfos e tentar se distanciar da zona da degola. O embate será contra o Goiás, em duelo válido pela 6ª rodada da Série A.
Primeiro Tempo
Logo no início da partida, já deu pra perceber a equipe do Bahia com uma cara totalmente diferente do último jogo contra o Santos. O Tricolor de Aço realizou uma primeira etapa mais equilibrada, valorizando a posse da bola e tentando encaixar uma boa marcação com seu meio campo composto por Rezende e Acevedo. Além de realizar transições rápidas para o ataque, surpreendendo a defesa santista e obrigando o goleirão João Paulo a fazer boas defesas.
Já o time da Vila encontrou dificuldades em desenvolver suas jogadas pelo meio e então apostou em investidas pelas beiradas do campo, acionando seus pontas de muita velocidade. Com triangulações e jogadas individuais, o time paulista tentou explorar os erros da ‘zaga’ tricolor para criar espaços e conseguir levar perigo ao gol defendido por Marcos Felipe, mas sem sucesso.
E apesar do bom jogo feito pelo Esquadrão, com muita pressão e movimentação ofensiva, foi o Peixe que chegou a estufar as redes, porém o VAR foi acionado e, após muita demora, o impedimento foi marcado e o gol anulado.
Segundo Tempo
O Santos voltou do intervalo um pouco mais ligado na partida, passando a adotar uma posição bem mais ofensiva, impondo o seu estilo de jogo, subindo suas linhas e pressionando a defesa do Tricolor. Porém, no decorrer da segunda etapa, o Baêa conseguiu estabelecer sua boa marcação e imposição defensiva, equilibrando o confronto e passando a interceptar as ações ofensivas do Peixe e partir para os contra-ataques, que resultaram em lances de perigo para a defesa do time da casa.
Apesar da ótima partida protagonizada pelas duas equipes, ninguém saiu com a vantagem neste primeiro embate e o confronto terminou apenas com o empate sem gols na Vila Belmiro.
O Bahia fica no aguardo do jogo de volta, que será realizado na Arena Fonte Nova no dia 31 de maio, onde precisa de apenas um gol de diferença no placar para avançar rumo às quartas de final. Em ocasião de outro empate, o confronto será decidido na disputa de pênaltis.
Ficha Técnica
Santos x Bahia (Copa do Brasil, oitavas de final)
Local: Vila Belmiro, Santos-SP
Dia e Horário: 17/05, às 19 horas
Arbitragem: Sávio Pereira Sampaio (DF)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Escalações:
Bahia: Marcos Felipe; Kanu, Vitor Hugo e David Duarte; Jacaré, Acevedo, Rezende, Cauly (Yago Felipe) (Arthur Sales) e Ryan (Chávez); Biel e Everaldo (Ademir). Técnico: Renato Paiva.
Santos: João Paulo; Gabriel Inocêncio, Messias, Joaquim e Lucas Pires (Lucas Braga); Rodrigo Fernández (Bruno Mezenga), Dodi e Lucas Lima (Ed Carlos), Ângelo (João Lucas), Deivid Washington e Mendoza (Lucas Barbosa). Técnico: Odair Hellmann.
Cartões amarelos: Lucas Braga (Santos); Victor Hugo, Everaldo e Chávez (Bahia).
Público: 10.995 presentes. Renda: R$ 522.140,00.