João Martins, auxiliar de Abel Ferreira no Palmeiras, foi punido na tarde desta segunda-feira (7) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), após julgamento no Rio de Janeiro. Punição ocorreu devido às falas do auxiliar durante coletiva após jogo do verdão contra Athletico-PR.
Durante a sessão do julgamento, em que João Martins participou por vídeo, ele se defendeu dizendo que não questionava a lisura do Brasileirão. Entretanto, por não ser réu primário, foi punido por três jogos. Martins foi julgado pela 1°Comissão Disciplinar pelo artigo 243 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva que fala sobre ‘’ofender alguém em sua honra, por fato relacionado ao desporto.
Na época do jogo contra o Athletico-PR, válido pelo Campeonato Brasileiro, o português afirmou que é ‘’ruim para o sistema’’ o Palmeiras vencer duas vezes seguidas no brasileirão. Após as falas ditas por ele durante a entrevista, a CBF o acusou de xenofobia e apresentou o caso para o STJD, naquele momento, o Palmeiras prontamente rebateu a nota da entidade máxima do futebol brasileiro.
Neste sábado, durante jogo válido pela 18° rodada do Brasileirão, em que o Palmeiras foi derrotado pelo Fluminense, o auxiliar técnico foi expulso de campo devido a reclamações com o árbitro. Na sua saída de campo, Martins declarou ‘’hoje está condicionado’’.