Atual vice-campeão da Libertadores, o Boca Juniors não disputará a principal competição do continente em 2024. Com uma campanha ruim durante o campeonato nacional, o time argentino tinha poucas chances de se classificar nesta segunda-feira (27), e para isso, dependia de alguns resultados.
Ao ver o San Lorenzo fazer o dever de casa, vencendo por 2 a 0 contra o Central Córdoba pela Copa da Liga Profissional e se classificar para a competição, o Boca Juniors perdeu todas as chances matemáticas de classificação.
Sem se garantir para a Libertadores 2024, o time da Bombonera irá disputar a Copa Sul-Americana ano que vem.
Entenda:
Com exceção dos campeões nacionais, a Argentina tem direito a três vagas na Libertadores que são distribuídas dependendo do desempenho geral das equipes na temporada.
Por ser campeão da Liga Profissional, o River Plate fica na primeira posição do ranking. Os três times seguintes alcançam a classificação.
O Talleres e Rosario Central já estavam com suas vagas garantidas. Já o San Lorenzo, colocou o pé na Libertadores após os pontos conquistados nesta segunda-feira, e ultrapassou o Boca Juniors, que estava atrás do Godoy Cruz.
O Boca ficou na sexta posição e não existem combinações possíveis para disputar a Libertadores do ano que vem.
Dessa forma, os times argentinos que vão disputar a Copa Libertadores da América em 2024 são: River Plate, Talleres, Rosario Central e San Lorenzo.