Em meio à situação de fortes chuvas que assolam o sul do país, atletas do Time Brasil colocaram a sua humanidade à frente das conquistas e abriram mão do Pré-Olímpico. Alef Fontoura, Evaldo Becker e Daniel Lima, que fazem parte da Seleção de Remo, foram para o Rio Grande do Sul ajudar no socorro às vítimas das enchentes.
Segundo informações divulgadas pelo Comitê Olímpico do Brasil, os atletas "estão trabalhando no resgate de famílias e animais ao lado dos voluntários na sede do GNU Esportes, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre".
Em meio à situação de calamidade no Rio Grande do Sul, atletas da Seleção Brasileira de Remo abriram mão de disputar o Pré-Olímpico para ajudar no socorro às vítimas das enchentes.
— Time Brasil (@timebrasil) May 9, 2024
Alef Fontoura, Evaldo Becker e Daniel Lima estão trabalhando no resgate de famílias e animais ao… pic.twitter.com/sgB7EiPg9l
Para intensificar os resgates, os remadores fazem um apelo por barcos, visando uma maior facilidade na busca por desaparecidos e ilhados.
O Pré-olímpico está marcado para os dias 19 a 21 de maio, em Lucerna, na Suíça. Entre os brasileiros já classificados para Paris, estão Lucas Verthein, no skiff simples masculino, e Beatriz Tavares, no skiff simples feminino
Também nesta semana, a nadadora Viviane Jungblut desistiu da seletiva olímpica da natação em solidariedade aos desastres. Segundo a sua assessoria, a medalhista dos Jogos Pan-Americanos de 2023 "optou por direcionar seu tempo e esforços para ajudar aqueles que enfrentam dificuldades devido aos impactos do desastre”.
Apesar disso, com boa colocação no Mundial da Maratona aquática, a brasileira está classificada para a prova de águas abertas de Paris, onde nadará ao lado da baiana Ana Marcela.