Com passagem por diversos times da Europa e pela Seleção Brasileira, Luiz Adriano deixou um legado ao figurar na mesma prateleira dos craques Messi e Haaland na história da Champions League. O novo reforço do Vitória mantém um recorde ao lado desses jogadores, de ter marcado cinco gols em uma única partida da competição.
O fato aconteceu no ano de 2014, quando o brasileiro atuava pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Na ocasião, o time jogava contra o Bate Barisov, da Bielorrússia, pela fase de grupos da Liga dos Campeões e Luiz Adriano foi responsável por cinco dos sete gols marcados pelo time preto e laranja.
Veja:
Na coletiva de apresentação pelo Leão, realizada na terça-feira (12), o atacante foi surpreendido pelo presidente do clube, Fábio Mota, que relembrou o feito histórico exibindo um vídeo. "Esses cinco gols na Champions League são cinco gols que ficam na minha memória. Por um clube que está no meu coração, que é o Shakhtar. Passei a maioria do tempo da minha carreira lá, foram oito anos. Então, estão muito na minha lembrança", expressou o camisa 9, repleto de nostalgia.
Sem poder ser inscrito para as fases finais do Baianão, Luiz Adriano pode estrear justamente contra o Bahia, pela 6ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. O jogo será no dia 20 deste mês, na Arena Fonte Nova.
Mesma prateleira dos craques
O primeiro a alcançar o feito dos cinco gols em uma mesma partida da Liga dos Campeões foi Lionel Messi. Enquanto ainda atuava no Barcelona, no ano de 2012, o argentino brilhou na goleada do time catalão contra o Bayer Leverkusen por 7 a 1 e anotou cinco tentos.
O mais recente a atingir a marca foi o 'brocador' do Manchester City, Erlind Haaland. Na temporada que ergueu a 'Orelhuda' da Champions, em 2023, os Cityzens eliminaram o RB Leipzig do mata-mata e o norueguês anotou cinco dos sete gols no jogo da volta.