Um caso lamentável marcou a partida da garotada sub-14 do Bahia na Copa Brasileirinho, disputada em Minas Gerais, na última sexta-feira (13). Um grupo de torcedores nas arquibancadas dispararam gritos xenofóbicos e racistas direcionados aos meninos do Tricolor.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver o momento em que os xingamentos preconceituosos eram lançados. Outras frases que instigavam a violência também foram ditas, como: "Bate nele", "Quebra a pena dele", "Cambada de baiano desgraç*do".
Ainda nas imagens, uma mulher, responsável pela gravação, repudia os ataques afirmando que é um absurdo e clama para que as pessoas presentes no local tenham mais respeito e que são apenas crianças jogando um campeonato. Porém, o povão não se importou muito e continuaram disparando os insultos além de imitar macacos.
Veja:
O caso viralizou nas redes sociais e deixou os internautas na bronca. "Tira os meninos daí ! Não merecem estar no meio desse bando de criminosos", disparou um. "Racistas covardes, se fazem isso com meninos de 14 anos, imagine o que não fazem nas ruas", comentou outro. "Os responsáveis precisam ser duramente punidos", pede um outro.
Apesar do caso triste, o time do Esquadrãozinho respondeu dentro de campo e venceu todos os jogos da competição até o momento, sendo o líder grupo 7, com 12 pontos e garantindo a classificação para a próxima fase.
O Bahia se pronunciou sobre o caso na tarde deste sábado (14). No comunicado, o clube repudia as ações preconceituosas, oferecendo apoio aos garotos e as famílias, além de afirmar que "as medidas cabíveis serão tomadas".
Confira a nota na íntegra:
"O Esporte Clube Bahia vem a público repudiar as ações racistas e xenófobas contra nossos atletas do sub 14, em campeonato realizado no interior de Minas Gerais.
O racismo e a xenofobia são crimes e precisam de uma resposta à altura da gravidade dos fatos ocorridos. É preciso, ainda, reiterar o compromisso do Esporte Clube Bahia na luta contra qualquer tipo de discriminação.
O Esporte Clube Bahia reafirma seu compromisso em zelar pelo bem-estar de todas as crianças e adolescentes que participam de atividades esportivas com o clube. Por isso, todos os jogadores da categoria estão sendo assistidos pela equipe que os acompanha durante a competição e contam, também, com apoio de nossa equipe psicossocial.
Todas as medidas cabíveis serão tomadas e o clube segue à disposição dos atletas e seus familiares para prestar todo o apoio necessário".