31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Lamentável - 14/10/2023, 14:53 - Bruno Dias- Atualizado em 14/10/2023, 15:45

Assista: crias sub-14 do Bahia sofrem racismo e xenofobia em MG

Apesar do caso lamentável, os meninos do Tricolor corresponderam vencendo todas as partidas da Copa Brasileirinho

Vídeo registra momento em que torcedores disparam xingamentos contras as crianças
Vídeo registra momento em que torcedores disparam xingamentos contras as crianças |  Foto: Reprodução Redes Sociais

Um caso lamentável marcou a partida da garotada sub-14 do Bahia na Copa Brasileirinho, disputada em Minas Gerais, na última sexta-feira (13). Um grupo de torcedores nas arquibancadas dispararam gritos xenofóbicos e racistas direcionados aos meninos do Tricolor.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver o momento em que os xingamentos preconceituosos eram lançados. Outras frases que instigavam a violência também foram ditas, como: "Bate nele", "Quebra a pena dele", "Cambada de baiano desgraç*do".

Ainda nas imagens, uma mulher, responsável pela gravação, repudia os ataques afirmando que é um absurdo e clama para que as pessoas presentes no local tenham mais respeito e que são apenas crianças jogando um campeonato. Porém, o povão não se importou muito e continuaram disparando os insultos além de imitar macacos.

Veja:

O caso viralizou nas redes sociais e deixou os internautas na bronca. "Tira os meninos daí ! Não merecem estar no meio desse bando de criminosos", disparou um. "Racistas covardes, se fazem isso com meninos de 14 anos, imagine o que não fazem nas ruas", comentou outro. "Os responsáveis precisam ser duramente punidos", pede um outro.

Apesar do caso triste, o time do Esquadrãozinho respondeu dentro de campo e venceu todos os jogos da competição até o momento, sendo o líder grupo 7, com 12 pontos e garantindo a classificação para a próxima fase.

O Bahia se pronunciou sobre o caso na tarde deste sábado (14). No comunicado, o clube repudia as ações preconceituosas, oferecendo apoio aos garotos e as famílias, além de afirmar que "as medidas cabíveis serão tomadas".

Confira a nota na íntegra:

"O Esporte Clube Bahia vem a público repudiar as ações racistas e xenófobas contra nossos atletas do sub 14, em campeonato realizado no interior de Minas Gerais.

O racismo e a xenofobia são crimes e precisam de uma resposta à altura da gravidade dos fatos ocorridos. É preciso, ainda, reiterar o compromisso do Esporte Clube Bahia na luta contra qualquer tipo de discriminação.

O Esporte Clube Bahia reafirma seu compromisso em zelar pelo bem-estar de todas as crianças e adolescentes que participam de atividades esportivas com o clube. Por isso, todos os jogadores da categoria estão sendo assistidos pela equipe que os acompanha durante a competição e contam, também, com apoio de nossa equipe psicossocial.

Todas as medidas cabíveis serão tomadas e o clube segue à disposição dos atletas e seus familiares para prestar todo o apoio necessário".

exclamção leia também