28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Hora da verdade! - 13/12/2022, 09:10 - Celso Lopes

Argentina e Croácia duelam em busca de vaga na finalíssima

Entre acréscimos e prorrogações, Messi e Modric, apesar de já veteranos, chegam à semifinal para dar penúltimo fôlego

Messi e Modric são os maestros do jogo
Messi e Modric são os maestros do jogo |  Foto: Juan Mambromata/AFP e Ozan Kose / AFP

Só mais um passo e a tão sonhada final da Copa do Mundo estará bem diante de Argentina ou Croácia. Essa é uma das semifinais que mais fizeram o torcedor brasileiro sofrer nos últimos tempos, mas para chegar até aí, ambas também tiveram que aprender a passar por momentos difíceis. Para a Albiceleste, emoção até o fim contra a Austrália e disputa de pênaltis contra a Holanda. Para os Ardentes, duas prorrogações já se foram, como repetição de 2018. Com veteranos como seus principais jogadores, as duas seleções precisarão fazer um penúltimo esforço para chegar mais perto da glória.

Se os humilhados forem, de fato, exaltados, não tem quem mais mereça chegar à decisão desse Mundial do que Argentina e Croácia. Nesta terça-feira (13), no Estádio Lusail, às 16h, é a chance de provar que tudo até agora valeu a pena, ou mostrar que era só fogo de palha. Após mais de 240 minutos de jogo no mata-mata, a torcida vê em Modric o símbolo da resiliência. Aos 37 anos, o meia já impressionava com a resistência física no Real Madrid, mas também parece voar em campo na seleção. Apesar de não ter dado assistência ou marcado um tento até aqui, Luka tem um percentual de acerto de passes que beira os 90%. Sobre os passes que ultrapassam a defesa, o jogador tem 80,2% de eficiência, levemente abaixo de Messi, que tem 80,5%.

Porém, além da capacidade técnica, muito conhecida, o que mais surpreende é a constância física. O jogador já tem 552 minutos dentro das quatro linhas e correu mais de 55 km até agora. Cansaço poderia ser a palavra para definir os Ardentes, mas em uma semifinal de Copa, sacrifícios são necessários para alcançar o título.

“Sim, tem sido cansativo chegar à prorrogação em duas partidas, estamos esgotados, mas estamos na semifinal da Copa e seguimos com força, energia e entusiasmados, assim que estamos. Vamos dar tudo, como temos feito em todas as partidas anteriores. Temos conseguido nos recuperar depois das partidas e contra a Argentina será o mesmo. Não termos problemas de lesões no time titular, todos estão em forma, descansando, e não há cansaço”, disse Zlatko Dalic, técnico da Croácia.

Diferentes papéis

Do outro lado da moeda, Lionel Messi assume um papel bem diferente para a Argentina. Como protagonista decisivo dentro de campo, o camisa 10 é isento de ajudar na marcação e só o faz quando percebe uma oportunidade muito nítida. Tudo isso para que tenha energia na hora que seu time precisar dele, e tem funcionado. Até aqui, já foram quatro gols e duas assistências. A disputa de melhor jogador do Mundial está acirrada com o craque francês Mbappé, mas a Albiceleste depende bem mais de seu próprio gênio.

Depois de um embate tão intenso contra a Holanda, Scaloni deixou os atletas descansarem no dia seguinte, contudo, para ganharem tempo, o técnico só vê uma solução.

“Não há melhor descanso do que a vitória. Não há melhor maneira de pensar no jogo seguinte do que vencendo o anterior. Temos jogadores suspensos, e isso, sim, é uma questão a resolver. Mas em geral estão todos bem”, afirmou em entrevista, ontem.

A notícia boa para o treinador é que De Paul e Di Maria treinaram normalmente e devem começar o confronto contra a Croácia.

Para quem vai a torcida?

É, machuca saber que esta terça (13) poderia ser um clássico entre Brasil e Argentina em uma semifinal de Copa do Mundo. Sem a Canarinho em ação, é difícil até saber para quem torcer em um jogo tão amargo para o torcedor brasileiro. De um lado, o algoz do sonho verde amarelo. De outro, o maior rival. E agora, a idolatria por Messi vai falar mais alto ou a simpatia croata pela escola brasileira vai prevalecer?

FICHA TÉCNICA:

Argentina x Croácia

Data e horário: 13/12/2022, às 16h (de Bahia)

Local: Estádio Lusail, em Doha (QAT)

Onde assistir: Globo, SporTV, Globo Play e CazéTV

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:

ARGENTINA: Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Tagliafico; De Paul, Enzo Fernández e Alexis Mac Allister; Messi, Julián Álvarez e Di María. Técnico: Lionel Scaloni.

CROÁCIA: Livakovic; Juranovic, Gvardiol, Lovren e Sosa; Modric, Brozovic e Kovacic; Pasalic, Kramaric e Perisic. Técnico: Zlatko Dalić.

exclamção leia também