Construída para sediar jogos da maior competição de futebol do mundo, a Copa de 2014, a Arena Fonte Nova completa 10 anos, nesta sexta-feira, dia 7 de abril. Nesta nova era do estádio, o público pôde ver grandes craques do futebol mundial como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Robben desfilar nos gramados e fazer a alegria de milhares de torcedores. O equipamento esportivo é o único do Norte-Nordeste que sediou todas as principais competições internacionais: Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014, Olimpíadas Rio 2016, Eliminatórias da Copa do Mundo (2018) e da Copa América, em 2019.
Mas, para todos estes gênios da bola atuarem em Salvador, muitos profissionais foram essenciais para ajudar a reerguer a Fonte Nova, que havia sido demolida no dia 29 de agosto de 2010. Robson Correia, que é funcionário da Arena desde 2012, participou do processo de reconstrução do estádio e é só gratidão.
“Sensação de alegria, de felicidade, de gratidão, de fazer parte de algo tão importante para a vida de muitas pessoas. Para mim, a Arena não é só um ambiente de trabalho, mas um lugar que recepciona o coração de muita gente. Onde faz alegria e a felicidade de muitas pessoas. Então ao ver cada evento, cada jogo, a expressão de alegria das pessoas vivenciarem aqui dentro, isso para mim é fantástico”, detalhou o eletricista ao MASSA!.
Apesar de grandes ídolos do esporte terem jogado no estádio, os clubes baianos também já viveram dias de glória no local. Logo na inauguração, houve um clássico Ba-Vi com direito a goleada por 5 a 1 do Vitória sobre o Bahia, um resultado que os torcedores rubro-negros jamais vão esquecer. No mesmo ano, outro placar histórico: 7 a 3 na final do Baianão para encaminhar o título estadual do Leão. Dois anos depois, em 2015, o time viria a conquistar o acesso para a Série A na vitória por 3 a 1 contra a Luverdense diante de mais 41 mil torcedores, no local.
As conquistas mais recentes são do Esquadrão de Aço. Em 2017, o Tricolor venceu o Sport por 1 a 0 e se consagrou campeão da Copa do Nordeste interrompendo um jejum de 15 anos sem vencer o torneio. O Bahia também goleou o Leão baiano na Arena, ao aplicar 4 a 1 no Campeonato Brasileiro de 2018 e afundar o rival em crise.
A conquista mais recente do Tricolor foi o 50º título do Campeonato Baiano no triunfo por 3 a 0 contra o Jacuipense, no último domingo (2). A torcida do Bahia também é dona do maior público de jogos entre clubes na Fonte Nova, após mais de 48 mil pessoas lotarem as arquibancadas para presenciar a vitória por 2 a 1 contra o Vasco, na Série B da temporada passada.
Arena multiuso
Além dos eventos esportivos, o local também é palco de outros grandes espetáculos como shows de astros da música nacional e internacional. Ivete Sangalo, Roberto Carlos, turnês exclusivas como Sandy & Junior, Pitty e Nando, a despedida do Skank, David Guetta, Elton John, Paul McCartney, Roger Waters e A-há se apresentaram nas terras soteropolitanas para emocionar o público presente no estádio.
Durante o período do Carnaval de Salvador, o equipamento também reúne grandes nomes da música em uma verdadeira mistura de ritmos. O Carnavalito, como é tradicionalmente conhecido, leva a festa de rua da capital baiana para dentro de Arena.
Por fim, a Fonte Nova também teve papel fundamental para salvar vidas durante a pandemia da Covid-19. Foi a única Arena do Brasil onde funcionaram, ao mesmo tempo, três serviços voltados à saúde da população no combate ao coronavírus: Hospital de Campanha, vacinação e uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Um verdadeiro show de serviço para toda população.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana