26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Que irado! - 23/01/2024, 21:30 - Bruno Dias- Atualizado em 23/01/2024, 22:07

Arena Fonte Nova lança novo projeto esportivo que visa impactar vidas

Centro de Treinamento de Campeões foi inaugurado na manhã desta terça-feira (23), em parceria com o Instituto Terra Firme

Evento marcou o lançamento do novo Centro de Treinamento de Campeões
Evento marcou o lançamento do novo Centro de Treinamento de Campeões |  Foto: Divulgação

A Arena Fonte Nova sediou, na manhã desta segunda-feira (23), o evento de lançamento do novo Centro de Treinamento de Campeões, uma parceria entre o estádio e o Instituto Terra Firme. A celebração contou com a presença de diversas crianças e adolescentes, residentes do entorno e que fazem parte do projeto Filhos do Tatame, realizado no equipamento esportivo desde 2019.

O espaço em que os alunos praticavam as artes marciais foi totalmente reformado, ampliando também as modalidades executadas, como capoeira e boxe, além do jiu-jitsu, que já era 'prata da casa'. As aulas são ministradas especialmente para jovens, com idade entre 5 e 16 anos, mas há também uma turma à parte, voltada para boxe e defesa pessoal, para mulheres acima dos 16 anos.

“O projeto dos Filhos do Tatame iniciou em 2018, com o objetivo da minha filha poder treinar. Então foi chegando cada vez mais crianças e eu criei o Filhos do Tatame. Porém tivemos um contratempo, de ter que sair do espaço anterior, buscamos apoio e a Arena Fonte Nova nos ajudou com o projeto Vizinhos da Arena e então a gente manteve este projeto com apoio do Instituto Terra Firme, para estar proporcionando para nós uma sala adequada no estádio. A gente só tem a agradecer”, explicou o ‘chefão’ do projeto e professor dos Filhos do Tatame, Marcos Almeida, mais conhecido como Marcão, ao Portal MASSA!.

Marcos Almeida, o 'Marcão', idealizador do Filhos do Tatame e professor de jiu-jitsu
Marcos Almeida, o 'Marcão', idealizador do Filhos do Tatame e professor de jiu-jitsu | Foto: Beatriz Amorim | Ag. A TARDE

Com o semestre de aulas já 'online', a iniciativa conta com quatro turmas e 120 inscritos, que participam das atividades duas vezes por semana, de acordo com cada modalidade. Para a presidente do Instituto Terra Firme, Flávia Peres Lima, a inauguração do novo espaço é um motivo de comemorar, pois causa um impacto social na galera que mora nas imediações do estádio.

“Bom, primeiro dizer da nossa satisfação, a nossa alegria de poder fazer essa parceria com a Arena Fonte Nova, que já tinha esse projeto social, ele estava parado algum tempo por falta de parceiros, e a gente está muito feliz de poder participar junto com eles, incentivando, ampliando o atendimento às crianças, jovens e crianças e mulheres da comunidade aqui do entorno da Arena Fonte Nova. Isso impacta diretamente não só na vida dessas crianças, mas também da comunidade toda, das mães, dos pais, que têm onde levar seus filhos para praticar um esporte, dar a eles uma oportunidade. Para nós a satisfação é ainda maior e esse é só o início dessa parceria com a arena”, detalhou.

Presidente do Instituto Terra Firme, Flávia Peres Lima
Presidente do Instituto Terra Firme, Flávia Peres Lima | Foto: Beatriz Amorim | Ag. A TARDE

Flávia ainda demonstrou ter grandes ambições para a modalidade de artes marciais no futuro. Aproveitando o novo centro de treinamento, ela revelou que mantém uma idealização de novos projetos voltados para toda a comunidade da área.

“Eu acho que o céu é o limite. Quanto mais a gente tiver de parceria, de parceiros e de projetos que impactam a vida das pessoas, mais a gente terá vontade de trabalhar, vontade de fazer, vontade de ajudar. E eu tenho certeza que com essa iniciativa, novos parceiros virão, novas oportunidades nós teremos, mas a gente tem que fortalecer essa agora, o centro de treinamento com as atividades”, iniciou.

“A gente ainda pode ampliar ele [o projeto], como eu disse, esse ano serão 240 vagas, a gente já está aqui andando pela área e vendo outros espaços que talvez a gente possa fazer novas salas, não só para essas mesmas atividades, mas quem sabe a gente ter balé, ter outras atividades esportivas. Mas também eu já estou aqui sonhando para que a gente traga a comunidade e ajude essas mães a darem a elas alguma oportunidade de desenvolvimento, de capacitação, de profissionalização”, projetou.

Dênio Cidreira, presidente da Arena Fonte Nova
Dênio Cidreira, presidente da Arena Fonte Nova | Foto: Bruno Dias / Portal MASSA!

Por fim, outra 'figurinha carimbada' no evento foi o presidente da Arena Fonte Nova, Dênio Cidreira. Em entrevista ao Portal MASSA!,ele demonstrou entusiasmo em relação à parceria com o Instituto Terra Firme, destacando a importância do esporte na vida dos jovens do entorno.

“Sem dúvida, esse é um foco enorme nosso, essa questão dos projetos de ações sociais, e hoje eu acredito aqui que a gente dá um passo muito grande para inaugurar um novo ciclo com essa parceria com o Instituto Terra Firme, principalmente nessa parte esportiva. Estamos muito animados, começamos com algumas artes marciais, mas tenho certeza que vamos ampliar. A importância, acho que todos nós sabemos, do esporte na vida das crianças, dos adolescentes, dos jovens, no sentido de ser uma opção, uma alternativa forte em relação à ocupação do tempo de maneira positiva”, expressou.

Vale ressaltar que a Arena Fonte Nova realiza ações voltadas para a população que reside no entorno do local desde 2013, quando foi inaugurado o programa social Vizinhos da Arena, que já impactou milhares de pessoas.

exclamção leia também