
Os árbitros de futebol da Premier League serão obrigados a revelar para quais times eles torcem, à Professional Game Match Officials Limited (PGMOL), órgão responsável pela arbitragem de jogos do futebol inglês.
A decisão parte do princípio de evitar "conflitos de interesses", tornando então pública as decisões tomadas pelo órgão, sobre quais profissionais podem apitar cada determinado jogo.
Os clubes declarados pelos árbitros não serão divulgados ao público, sendo uma informação restrita à PGMOL. Além da política adotada, restringir os árbitros de atuarem em partidas onde possa ter segundos interesses também está incluso à restrição dos profissionais que tenham qualquer conexão, seja familiar ou material, com algum membro do clube.
As medidas foram tomadas para evitar polêmicas como a da temporada passada, envolvendo o Nottingham Forest. O clube acusou o árbitro Stuart Attwell de ser torcedor do Luton Town, clube que brigava com o Forest contra o rebaixamento, após o árbitro estar no comando do VAR da derrota polêmica contra o Everton, por 2 a 0.
Premier League Match Centre
As medidas para deixar a arbitragem dos jogos fora de polêmicas não param por aí. A Premier League irá adotar, a partir da próxima temporada, a utilização do perfil oficial da Premier League Match Centre, no X, antigo Twitter.
O perfil oficial do órgão irá funcionar para explicar, em tempo real, as decisões da arbitragem nos jogos, e contará com a participação de especialistas do Professional Game Match Officials Limited (PGMOL).
Welcome to the Premier League Match Centre X account. This page will provide live updates from Stockley Park including information directly from the VAR Hub. We will issue near-live updates on operational matters from all matches – including clarification on refereeing and VAR.
— Premier League Match Centre (@PLMatchCentre) August 13, 2024