
O pênalti marcado a favor do Bahia no triunfo por 3 a 2 sobre o Bragantino, no último sábado (5), teria sido assinalado de forma equivocada, segundo uma orientação passada pela Comissão de Arbitragem aos árbitros no domingo (6). A informação foi divulgada por Paulo Caravina, da página Sou do Apito.
De acordo com Caravina, a orientação foi enviada aos árbitros por meio de um grupo de WhatsApp da arbitragem. No entendimento atual da comissão, o lance deveria ter sido revisado pelo VAR, já que a bola toca primeiro no corpo do jogador do Bragantino e, depois, bate no braço.
A interpretação adotada atualmente é de que a mudança drástica de direção da bola após tocar no próprio corpo do atleta afasta a infração por toque de mão, segundo a informação divulgada pelo especialista em arbitragem.
VAR deveria ter chamado o árbitro
Ainda conforme a informação de Paulo Caravina, o VAR deveria ter recomendado a revisão do lance ao árbitro de campo. A orientação, portanto, contraria o entendimento que vinha sendo utilizado em temporadas anteriores para situações semelhantes.
Leia Também:
A CBF mantém, na Regra 12, que nem todo contato da bola com mão ou braço configura infração. Entre os critérios considerados estão o toque deliberado e a posição do braço que amplie o corpo de maneira antinatural.
Lance gerou reclamação do Bragantino
A penalidade aconteceu ainda no primeiro tempo do confronto entre Bragantino e Bahia, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola tocou primeiro na perna de Juninho Capixaba e, na sequência, atingiu o braço do jogador dentro da área.
O árbitro Maguielson Lima Barbosa marcou o pênalti, e Luciano Juba converteu a cobrança para empatar a partida. O Bahia acabou vencendo por 3 a 2, chegou aos 43 pontos e entrou no G4 do Brasileirão.
A decisão provocou forte reclamação do técnico do Bragantino, Vagner Mancini, que questionou a atuação do VAR e afirmou que o lance deveria ter sido analisado de outra maneira.
“A bola toca na perna do Juninho, bate no braço realmente e aí aquilo que o VAR determina, de um cara que está assistindo ao jogo no ar-condicionado, o árbitro em campo aceita sem nem sequer ir olhar”, disparou Mancini.

