Faltam menos de dois meses para a edição 2024 da Série B do Campeonato Baiano. Dez clubes vão brigar por duas vagas na elite do futebol do estado, para o ano que vem. Entre eles, o Fluminense de Feira, que apresentou seu elenco nesta segunda-feira (22).
A apresentação foi realizada no centro de treinamento do clube, no bairro Novo Horizonte, em Feira de Santana. A diretoria do Touro do Sertão apresentou a comissão técnica, comandada pelo treinador Paulo Foiani, e os jogadores que vão defender as cores do Flu na divisão de acesso do futebol baiano.
A lista conta com jogadores como o goleiro Fábio Szymonek (33), ex-Palmeiras; os zagueiros Tiago Moura (34), William Mineiro (31) e Kaique (26); os laterais Elivelton (23) e Pablo Rampin (24); os meias Cleyton (26), Luan Silva (26), Léo Alves (23) e João Grilo (31); e os atacantes Igor Bádio (28), Kaynan (26), Alan Júnior (26) e Elielton (31).
“Muito feliz em fazer o anúncio do nosso time. Um elenco forte, cascudo, preparado, bastante experimentado. Um elenco que vai dar a gente todas as condições para que a gente consiga o acesso na competição. A gente está muito satisfeito em entregar isso à torcida do Fluminense. Muito profissionalismo. Foi um trabalho muito árduo, mas positivo. A gente hoje está muito satisfeito com o nosso time”, disse Filemon Neto, gestor de futebol da SAF do Fluminense.
Além de valorizar a experiência dos jogadores na Série B do Campeonato Baiano, o dirigente ressaltou a importância do retorno de João Grilo, que defendeu o clube pela última vez em 2013.
“A gente fez uma boa mescla de jogadores de fora, jogadores que conhecem a competição, mas conseguimos também trazer de volta um ídolo da terra, um ídolo da casa, e ele está muito motivado para vestir a camisa do Fluminense e fazer o time dele de coração voltar ao seu lugar de origem, o seu lugar que nunca deveria ter saído, que é a Série A do Campeonato Baiano”, pontuou Neto.
João Grilo é figura carimbada do futebol baiano, com passagens por diversos clubes. Nas últimas temporadas, o meia conquistou a Série B do Campeonato Baiano com o Barcelona de Ilhéus, em 2021, e com o Jequié, em 2023. Nesta temporada, ele seguiu titular e capitão do Jipão, que foi eliminado do Baianão pelo Bahia, na semifinal.
“Hoje me encontro realizado e completo. No futebol, os vencedores não são só os que ganham milhões, são os que realmente fazem com amor aquilo que se comprometem a fazer. E eu estou aqui de peito aberto, para encarar esse desafio gigante, do tamanho do Fluminense. A cidade exige muito isso e o Fluminense carrega as cores da Princesa do Sertão”, contou João Grilo.
“A gente sabe que representar uma cidade de 700 mil habitantes é muito mais difícil, é muito complicado. A torcida vai lotar o estádio, vai cobrar muito, mas a gente, com nossa entrega e nosso trabalho, vai trazer eles para o nosso lado, eles vão ser o nosso 12º jogador em busca desse tão sonhado acesso”, completou.
A diretoria do Fluminense de Feira anunciou que ainda deve divulgar mais três nomes para fechar o elenco neste início de temporada. A lista completa com os nomes dos novos contratados será divulgada pelo clube nesta terça-feira (23).
História
O Fluminense de Feira é um dos grandes da Bahia e está na história do futebol do interior. Foi o primeiro clube fora de Salvador a disputar o Campeonato Baiano profissional, em 1954. Além disso, conquistou o principal título do estado em duas oportunidades: em 1963, contra o Bahia, e 1969, contra o Vitória.
Rebaixado em 2021 para a segunda divisão, o Flu de Feira já tentou, sem sucesso, por duas vezes, o retorno para a elite estadual. Em 2022, entre 12 times, a equipe terminou na 9ª colocação na Série B do Baianão. No ano passado, o Touro do Sertão foi novamente eliminado na primeira fase, ficando na 6ª colocação, entre 10 times.
Em outubro de 2023, os sócios do Touro do Sertão aprovaram a proposta da Core3, pela compra de 90% da SAF do clube pelos próximos 20 anos. A incursão da empresa feirense no futebol local sinaliza uma nova abordagem na administração esportiva, trazendo a fusão entre a tradição do Fluminense de Feira e a inovação tecnológica da Core3.