26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Voltou - 04/09/2023, 11:27 - Da Redação

Após treta com Eto'o, goleiro do United volta à Seleção de Camarões

Afastamento de Onana da Seleção teria sido responsabilidade de Samuel Eto'o, atual presidente da Federação Camaronesa de Futebol

Onana atualmente defende o Manchester United
Onana atualmente defende o Manchester United |  Foto: Patrick T. Fallon / AFP

O goleiro Onana, do Manchester United, voltou a ser convocado pela Seleção de Camarões depois de ficar nove meses afastado por atos de indisciplina. O técnico Rigobert Song, inclusive, cortou o jogador no meio da disputa da Copa do Mundo no Catar. Em comunicado, Onana afirmou ter sido vítima de "provocações marcadas pela injustiça e pela manipulação" e que sempre teve vontade de voltar a representar seu país.

"Atendo ao chamado da minha nação com uma certeza inabalável, consciente de que o meu retorno não é apenas para honrar o meu sonho mas também para responder às expectativas e ao apoio dos camaroneses, que merecem uma seleção determinada a brilhar", disse Onana.

Onana chegou a ser titular na estreia de Camarões no Mundial do Catar, a derrota para a Suíça, mas foi retirado do elenco por Song, nem ao menos permanecendo no país onde acontecia o torneio. De lá pra cá, o goleiro não havia mais sido chamado para representar seu país em nenhuma partida.

Ex-vice-presidente da Federação Camaronesa de Futebol, Henri Njalla Quan disse em julho que o afastamento de Onana na Copa do Mundo era responsabilidade de Samuel Eto'o, ex-jogador e atual presidente da entidade. Haveria "um problema de caráter não profissional" entre os dois.

Onana volta a ser convocado justamente por Rigobert Song. Ele estará no grupo que disputa o jogo decisivo de Camarões contra o Burundi, dia 12 de setembro, pela última rodada das eliminatórias para a Copa Africana de Nações. O país está em segundo lugar no Grupo C, com os mesmos 4 pontos do Burundi. A Namíbia, que já encerrou sua participação, lidera com 5. As duas melhores seleções de cada grupo se classificam.

Destaque neste início de temporada do Manchester United, Onana foi contratado em julho, com a responsabilidade de substituir David De Gea, que deixou o pelo clube inglês após mais de 10 anos. O arqueiro chamou atenção do United após boa temporada pela Internazionale, finalista da Champions League e campeã da Copa Itália.

Leia abaixo a declaração de Onana na íntegra:

"No mundo do futebol, como na vida, surgem momentos decisivos que exigem escolhas cruciais.

Nos últimos meses, fui confrontado com provações marcadas pela injustiça e pela manipulação. No entanto, o meu amor inabalável e o meu apego à minha terra natal, Camarões, permanecem intactos.

O meu desejo de representar o meu país nunca hesitou desde a minha juventude e essa aspiração continua a ser uma parte inseparável da minha identidade. Nada nem ninguém pode abalar essa convicção. Atendo ao chamado da minha nação com uma certeza inabalável, consciente de que o meu retorno não é apenas para honrar o meu sonho mas também para responder às expectativas e ao apoio dos camaroneses, que merecem uma seleção determinada a brilhar.

Perante a manipulação, mentiras e abuso de poder, escolho permanecer fiel aos meus ideais, representando orgulhosamente um país que merece o nosso compromisso sincero. Agora é o momento de nos unirmos, de trabalharmos em harmonia para o nosso bem comum: Camarões.

Gostaria de saudar o governo, que está trabalhando arduamente para construir um Camarões melhor para todos. Os meus pensamentos estão com o povo de Camarões, a quem ofereço os meus infinitos agradecimentos pelo seu apoio e a quem espero voltar a ver.

O tempo, o juiz infalível de todas as coisas, acabará por nos esclarecer e revelar a justiça de nossas ações. O meu compromisso com Camarões permanece inabalável e estou determinado a desempenhar meu papel para que o país prospere."

exclamção leia também