No último Ba-Vi, disputado dia 5 de março deste ano, houve empate por 1 a 1, na Arena Fonte Nova. A partida foi válida pela fase de grupos da Copa do Nordeste.
Entretanto, fora das quatro linhas, no mundo digital, o Vitória está vencendo o clássico. Após conquistar seu primeiro título nacional, a Série B 2023, o Leão ganhou mais seguidores no Instagram e ultrapassou o rival Bahia.
Até a publicação desta matéria, o 'placar' estava 1,5 milhão de seguidores para o Rubro-Negro contra 1,2 milhão do Tricolor.
Em contato com o Portal MASSA!, a social media do Vitória, Pilar Andrade, informou que, em abril, quando a Série B foi iniciada, o clube possuía 1,1 milhão de internautas no Instagram, um pouco abaixo do Bahia. O aumento, até então, é de 36%.
"Esse crescimento se dá pelo reposicionamento do Vitória. Reposicionamento de colocação do time e de marca em redes sociais. Eles hoje já trazem uma nova roupagem e uma nova comunicação com o público. A conquista do título impulsionou as pessoas a aderirem e a acreditarem no Vitória", explica Chris Cerqueira, coordenador das redes sociais do Grupo A TARDE.
Entre os 400 mil novos seguidores do Leão, está o fisioterapeuta Bruno Pereira. "Deixei de seguir o Vitória logo depois do vexame no Campeonato Baiano, mas voltei a adicionar no Instagram quando o time largou bem na Série B", lembra ele.
A torcida tricolor ecoa que "o Bahia é o mundo", mas não é isso que vem acontecendo no mundo virtual, onde quem está quebrando e amassando é o Vitória. "O Bahia vem no sentido contrário, nadando contra a maré. Apesar de eles terem um bom posicionamento nas redes sociais, não estão performando muito bem em campo e isso acaba influenciando no Instagram e demais redes", finaliza Chris Cerqueira.