A vitória do Vasco diante do América colocou o Bahia na zona de rebaixamento, e novamente aumentou a chance de queda do Tricolor após os resultados da 24ª rodada do Brasileirão. Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), são 42% de chances rebaixamento.
Conforme a pesquisa da UFMG, o Bahia agora tem 42,1% de chances de queda, mas chegou a ter 32,5% após o fim da primeira rodada do returno. O time baiano briga com Coritiba (96,3%), América-MG (94,5%), Santos (54,9%), Goiás (31%) e Vasco da Gama (23,3%).
Ainda de acordo com os dados, o Tricolor tem apenas 17,5% de possibilidade de ser classificar para a Copa Sul-Americana. Hoje, a equipe pior colocada que está na zona da 'Sula' é o Cruzeiro, que tem quatro de pontos de vantagem para o Esquadrão.
Distante mesmo estaria o sonho antigo de ir à Libertadores, grande obsessão da torcida nos últimos anos. São ínfimas 0,12% de chance de conseguir vaga na maior competição da América do Sul. No momento, a equipe de pior campanha que está se classificando é o Athletico-PR, que está 15 pontos a frente na tabela.
Pontuação mágica
Segundo a UFMG, o time que chegar a 43 pontos tem cerca de 16,55% de chances de rebaixamento. Hoje com 25 pontos, o Bahia precisaria somar 18 dos 42 a serem disputados.
Com isso, o Tricolor precisa melhorar sua campanha no campeonato para chegar nesse 'número mágico'. O aproveitamento é de cerca de 34,73%, mas para chegar aos 43 pontos precisa de 42,86% nos próximos 14 jogos.
No Campeonato Brasileiro, o Bahia venceu seis, empatou sete e perdeu 11 jogos. Foram 28 gols marcados e 33 sofridos. O Tricolor retorna a campo neste sábado (30), quando visita o Flamengo no Maracanã, às 16h.