Itabuna venceu o Bahia por 1 a 0 na tarde deste sábado (11), em Camacã, no Estádio Antônio Elias Ribeiro. As equipes não ofereceram um bom espetáculo durante os 90 minutos, mas na segunda etapa o Itabuna apresentou mais vontade e eficiência nas subidas ao ataque. O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro e capitão Jan Pieter.
Leia mais: Após ser limada de homenagem a Xuxa, Sorvetão divulga nota
Veja também: União e Pernambuco querem compartilhar Fernando de Noronha
O Bahia se classificou para a semifinal do Baianão em primeiro lugar, após conquistar 21 pontos. Já o Itabuna, avançou na 4ª colocação, com 15 pontos.
Bahia e Itabuna se enfrentarão para o jogo de volta no próximo sábado (18), às 16h. Mas antes o Tricolor vai encarar o Fluminense-PI, pela 7ª rodada da Copa do Nordeste, às 21h30, terça-feira,14.
PARTIDA
1° Tempo
A primeira etapa da decisão foi muito abaixo do esperado. As duas equipes apresentaram um futebol fraco tecnicamente, sem triangulações e jogadas trabalhadas. A única chegada perigosa no primeiro tempo foi aos 29 minutos, quando Acevedo roubou a bola de Cacique próximo da entrada da área do Itabuna e finalizou em cima do defensor, a bola sobrou limpa para o atacante Biel, que chutou para a defesa do goleiro Thiago.
Os escapes em algumas oportunidades para os dois times foram as bolas aéreas lançadas, mas que não surtiram muito efeito ao alcançarem os atacantes.
Durante a partida não tiveram muitas emoções, houveram diversas faltas e escanteios desperdiçados dos dois lados.
2º Tempo
O segundo tempo começou com as duas equipes tentando emplacar um ritmo mais forte, aos 2 minutos, com um erro de passe do lateral do Bahia, Matheus Bahia, houve um pedido de pênalti para o lado do Dragão, após briga por espaço dentro da área, mas nada foi marcado.
Entre 4 e 5 minutos, houveram duas subidas para os dois lados, mas a do time da casa ofereceu mais perigo, com uma jogada pela direita do ataque do Itabuna, mas no meio da confusão - após a bola ser tocada para o centro da área -, o goleiro Marcos Felipe segurou a pelota. Após o lance, até os 15 minutos existiu apenas um time no gramado, que é o time da casa, se aproveitando de muitas confusões e desentendimentos nas jogadas do Tricolor.
Aos 20 minutos, Daniel cobra escanteio, Goulart toca de letra no meio da área e Gabriel Xavier divide com o goleiro, lance perigoso do Bahia. O gol do Itabuna saiu aos 28 minutos, após batida de escanteio de Alex Sandre e desvio de cabeça de Jan Pieter para as redes.
A partir dos 31 minutos, depois de sofrer o gol, o Bahia conseguia subir ao ataque, mas com muita afobação e pouca qualidade. Boa cabeçada de Everaldo após cruzamento de Jacaré aos 36 minutos. Linda jogada individual de Biel, aos 42 minutos, pela esquerda, passando por dois e tentando finalizar, a bola foi para escanteio. Quando o relógio marcou 45 minutos, a arbitragem deu 7 minutos de acréscimo, onde o Esquadrão tentava furar o bloqueio do time da casa mas não teve sucesso, aos 51 Diego Rosa bateu bem uma falta, mas o goleiro pegou. Aos 52 minutos o árbitro apita o fim do jogo.
FICHA TÉCNICA
Semifinal – Jogo de ida – Campeonato Baiano
Local: Estádio Ribeirão, Camacan (BA)
Data e Hora: 11/03/23, às 16h
Arbitragem: Diogo Pombo Lopez
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Edevan de Oliveira Pereira
Itabuna: Thiago Passos, Deivinho, Jan Pieter, Lucimario e Elivelton Recife; Hebert, João Neto e Matheus Chaves; Alex Sandre, Hitalo e Cezinha. Técnico: Sérgio Araújo.
Bahia: Marcos Felipe, Cicinho, Marcos Vitor, Gabriel Xavier e Matheus Bahia; Rezende, Acevedo, Daniel; Jacaré, Biel e Ricardo Goulart. Técnico: Renato Paiva.
Substituições: Itabuna - Cacique (João Neto), Flavinho (Hitalo), Joadson (Matheus Chaves); Bahia - Cauly (Daniel), Chávez (Matheus Bahia), Everaldo (Cicinho), Diego Rosa (Rezende), Ryan (Acevedo).
Cartões: Itabuna - Cezinha (amarelo), Jan Pieter (amarelo), Cacique (amarelo), Lucimario (amarelo); Bahia - Rezende (amarelo), Gabriel Xavier (amarelo).