Considerado o ‘amuleto’ da Seleção Brasileira em Copas do Mundo, o Olodum 'entra em campo', junto com a cerveja Brahma, em uma grande festa nesta quinta (24), a partir das 15h, no Largo do Pelourinho, para formar a Torcida-Brasil-Olodum-Brahma em busca do hexa. O cantor Tonho Matéria estará à frente da banda.
O Brasil estreia na Copa do Mundo FIFA™, no Qatar, e enfrentará a Sérvia. O jogo acontece às 16h, mas os batuques dos tambores começam uma hora antes do jogo.
De acordo com Gustavo Tavares, gerente regional de marketing de Brahma, a marca, que pela primeira vez se junta ao Olodum nesta celebração, irá oferecer toda a estrutura para que a única preocupação dos baianos seja torcer e mandar energias positivas para nossa Seleção.
“Teremos telão de alta definição, palco para o Olodum tocar, banheiros químicos e desconto na cerveja. Estamos também dando suporte aos ambulantes, garantido caixa térmicas e guarda-sol. Queremos garantir uma grande celebração, de um jeito que só os soteropolitanos conseguem fazer, com muita música e festa. Tudo isso, de forma ainda mais icônica, no melhor lugar para torcedores se unirem: no Pelourinho”, afirma Gustavo Tavares.
Histórico do Olodum na Copa do Mundo
Desde 1990 que o Olodum é companheiro ativo da Seleção Brasileira de Futebol em Copas do Mundo da FIFA. Antes do torneio sediado na Itália, o grupo foi convidado pela entidade maior do futebol mundial para um show Lausane, na Suíça, em comemoração aos 90 da Federação. Nos torneios seguintes, em 1994 nos Estados Unidos e em 1998 na França, os tambores mundialmente conhecidos também estiveram presentes e ajudaram o Brasil na conquista do título e do vice-campeonato, respectivamente.
Já em 2002, com a Copa sediada na Coréia do Sul e no Japão, e em 2006, na Alemanha, a ‘Torcida Brasil Olodum’ ganhou repercussão nacional e mundial com links ao vivo da TV Globo durante a transmissão dos jogos para o Pelourinho, onde cerca de 10 mil pessoas acompanharam as partidas ao som do Olodum.
Para a Copa no Brasil, a participação do grupo iniciou em 2009, quando a Escola Olodum recepcionou a delegação da FIFA no aeroporto de Salvador no dia do anúncio da capital baiana como uma das sedes do mundial. Em setembro do mesmo ano, a banda animou uma grande festa no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, para incentivar o Brasil a se classificar para a Copa na África do Sul do ano seguinte. E o mundial de 2010 já começou para o Olodum no Carnaval. O bloco homenageou o futebol com o tema ‘Índia, Brasil, África do Sul – A Terceira Visão’. Em junho, o grupo voltou a concentrar milhares de torcedores no Pelourinho e formar uma enorme torcida brasileira em Salvador.
Em 2014, a Torcida Brasil Olodum e as Terças do Olodum especiais da Copa complementaram a agenda do grupo durante o mundial, além da abertura oficial da Copa no dia 12 de junho em São Paulo e as Fan Fests em Manaus e Natal, nos dias 14 e 19 de junho respectivamente.