Aos 33 anos, o nadador Allan do Carmo anunciou, na noite da última segunda-feira,7, através de uma publicação no Instagram, que vai ‘pendurar as tocas’ de forma oficial. Responsável por um título de campeão mundial de maratona aquática, no ano de 2014, o baiano já tem prazo final para encerrar a carreira: em dezembro. Dessa forma, a última prova acontecerá na Travessia Itaparica-Salvador.
"Foram 25 anos pra que esse momento chegasse e eu tivesse a certeza de que esse comunicado seria feito de coração. A real é que sempre soube que isso aconteceria, mas nunca pensei como faria. Mas, tô aqui. Firme e forte, cheio de entusiasmo e alegria no coração, como vocês sempre me viram, pra dizer que minha jornada de dedicação exclusiva ao esporte está bem perto do fim, a exatamente uma prova", inicia.. "A travessia Itaparica-Salvador, prova que tanto marcou minha carreira, será a minha última como atleta profissional", completa.
Natural de Salvador, Allan conquistou medalhas de bronze (prova dos 10km nos Jogos Pan-Americanos Rio-2007), prata (no Campeonato Mundial disputado em Kazan 2015), bronze (em Barcelona 2013), as duas nos 5 km por equipe. Já nos Jogos Sul-americanos, o baiano colecionou três ouros e uma prata, enquanto no Mundial Militar somou uma prata e um bronze. Por fim, em Jogos Olímpicos, Allan do Carmo participou de duas edições em Pequim-2008 e na Rio-2016.
Confira o pronunciamento oficial:
"CHEGOU A HORA!
Foram 25 anos para que esse momento chegasse e eu tivesse a certeza de que esse comunicado seria feito de coração. A real é que sempre soube que isso aconteceria, mas nunca pensei como faria. Mas, tô aqui. Firme e forte, cheio de entusiasmo e alegria no coração, como vocês sempre me viram, pra dizer que minha jornada de dedicação exclusiva ao esporte está bem perto do fim, a exatamente uma prova.
A travessia Itaparica-Salvador, prova que tanto marcou minha carreira, será a minha última como atleta profissional.
Sim, dezembro se encerra um ciclo pra iniciar um outro e um filme passa na minha cabeça. Foram tantas viagens, tantas abdicações, tantos desafios, títulos, conquistas e derrotas... tudo isso me fez mais forte, mais humano, mais feliz! No entanto, o que mais me fez crescer, em todos os aspectos, foram as amizades, o amor e o carinho que chegaram até a mim em toda essa jornada maravilhosa.
Por isso, venho, desde já, agradecer a todas as pessoas que fizeram parte deste sonho. Família, amigos, treinadores, colegas de clube e seleção, adversários, profissionais de staff em geral, patrocinadores e, especialmente, à torcida.
Novos caminhos estão sendo traçados e todo mundo vai seguir participando e sendo importante, como sempre aconteceu. Até lá, no entanto, quero viver essa transição com todo afinco e felicidade. Vamos curtir!
Em breve, novidades sobre essa última prova!
Muito obrigaaaadooooooooooo!".