27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Velejador ucraniano - 30/03/2023, 22:26 - Da Redação

Aleixo Belov recebe título de cidadão baiano em cerimônia na Alba

"Tudo o que eu tenho eu devo à Bahia [...] Nasci na Ucrânia, mas vou morrer na Bahia", afirmou Belov

O velejador ucraniano Aleixo Belov recebeu, na tarde desta quinta-feira (30), o título de cidadão do Estado da Bahia. A cerimônia ocorreu em em sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que contou com a presença de centenas de pessoas, entre autoridades, amigos e familiares.

A proposta de concessão do título de cidadão baiano a Aleixo Belov foi do deputado Antonio Henrique Jr. (PP), em 2020, e aprovada pela Mesa Diretora da Assembleia. De acordo com o político, a iniciativa de concessão do título a Belov se deu “pelo empreendedorismo, consciência social, dedicação e amor à Bahia e o seu amor ao mar”.

Amigo do homenageado, o escritor Joaci Góes foi o orador da sessão e fez um relato da trajetória de Belov, que chegou à Bahia aos seis anos com a sua família, fugindo da guerra que se alastrava no pais do leste europeu. Aos 80 anos, o ucraniano se emocionou e disse que não esperava a honraria.

"Tudo o que eu tenho eu devo à Bahia [...] Nasci na Ucrânia, mas vou morrer na Bahia", afirmou. Ele aproveitou a oportunidade para destacar as cinco voltas que deu ao mundo, a bordo dos veleiros “Três Marias” e “Fraternidade”, e a honra de ter conduzido o primeiro barco brasileiro a fazer a passagem Noroeste.

Neste ano, Belov lançará seu 10º livro. Entre outras coisas, ele aborda o interesse pelo mar, aos 16 anos, quando ganhou os primeiros óculos de mergulho.

exclamção leia também