25º Salvador, Bahia
previsao diaria
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Números baixos - 05/09/2023, 10:50 - João Grassi - Atualizado em 05/09/2023, 11:49

Acumulando 'recordes', Paiva ostenta marca negativa comandando o Baêa

Treinador do Bahia possui menos de 49% à frente do time

Renato Paiva durante entrevista coletiva
Renato Paiva durante entrevista coletiva |  Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Bahia é um dos seis times do Brasileirão que não acredita na demissão de técnico como resolução de seus problemas. No entanto, a sequência de meses de Renato Paiva à frente do Esquadrão não reflete nos resultados em campo, já que ele tem o segundo pior aproveitamento entre os treinadores mais longevos do campeonato.

Sustentado pela filosofia da continuidade de trabalho do Grupo City, Paiva se tornou um dos principais alvos da torcida tricolor pela falta de triunfos da equipe. O comandante do Bahia possui pouco menos de 49% de aproveitamento em 49 jogos, 48,98% especificamente superando apenas Vanderlei Luxemburgo entre os 11 técnicos com mais de 30 jogos na temporada brasileira.

Nestas 49 partidas, o time de Paiva venceu 19, empatou 15 e foi derrotado em outras 15. Vale lembrar que os jogos do Bahia sob comando de Rogério Ferreira, com uma equipe alternativa, não foram contabilizadas na estatística, mas a diferença seria ínfima.

Dos 19 triunfos do português à frente do clube baiano, apenas nove foram em competições nacionais, sendo cinco no Campeonato Brasileiro e quatro na Copa do Brasil.

Entre as 10 vitórias restantes, oito foram pelo Campeonato Baiano e apenas duas pela Copa do Nordeste.

Campeão baiano, o português também comandou o Tricolor na decepcionante campanha no Nordestão, a pior de sua história, sendo eliminado na primeira fase com direito a um empate inesperado contra um time bastante modificado do então já eliminado Fluminense-PI.

Agora, Renato Paiva vive dificuldades para afastar o Bahia da zona de rebaixamento, com o time somando apenas 22 pontos em 22 jogos, um aproveitamento de apenas 33,34%, o segundo pior da história do clube na era dos pontos corridos, empatado com o ano de 2003, e perdendo apenas para os 32,46% de 2014. Vale lembrar que o Tricolor foi rebaixado tanto em 2003, quanto em 2014.

exclamção leia também