Se você curte acompanhar artes marciais, certamente conhece Jailton Malhadinho Almeida e Eduarda Ronda Moura, atletas do Ultimate Fighting Championship (UFC). E uma academia massa, de alta qualidade, aqui em Salvador tem grande importância na ascensão destes lutadores. Idealizada por Yuri Moura, Herrick Kong Marinho e Vinicius Paranhos, a ‘Galpão da Luta’, localizada no bairro de Brotas, em Salvador, surgiu de forma natural, com o intuito de ser um local mais acessível para amigos que já lutavam o MMA.
“A gente treinava junto e queríamos ter um ambiente próximo de nossas casas pra treinar. Aos poucos percebemos que estava virando um treino profissional, uma equipe, uma família, e naturalmente as coisas foram se desenvolvendo”, detalhou o mestre Yuri, em bate-papo exclusivo com o MASSA!.
E não é só na prática esportiva que a ‘família’, como se denomina, está focada. A academia quer também formar cidadãos de bem. “Aos poucos foram chegando mais atletas, mais pessoas iniciando, com vontade de estar vivendo da luta. E basicamente o Galpão é isso, é uma família, são amigos que começaram a treinar, e desse treino foi gerando uma equipe, uma equipe profissional de MMA. Hoje a gente tenta mudar as vidas das pessoas com o esporte”, completou o professor.
Atualmente, a Galpão da Luta possui de 30 a 40 atletas profissionais, além dos treinos comerciais. “O pessoal que não quer viver do esporte, mas quer como uma válvula de escape, de uma atividade física, que é o professor Vinicius, o responsável por isso”, finalizou Yuri.
Malhadinho traz visibilidade
Pode-se dizer que o local atravessa agora a sua melhor fase, sendo coroada com mais uma vitória do seu ‘filho’ Malhadinho. No início do mês, o ‘cria’ da Galpão finalizou Alexandr Romanov, no UFC 302, e alavancou o nome da academia mundo afora.
“O Malhadinho foi progredindo na carreira dele como um atleta profissional de MMA, e foi galgando espaço nacional, depois internacional, UFC, e aí explodiu. Quando o Malhadinho chegou no UFC, a gente realmente teve uma vitrine, a gente teve um atleta saindo de Salvador, de uma equipe de Salvador, no maior evento do mundo”, contou Yuri.
Todos são bem-vindos
Outro nome que está representando ‘grandão’ na Galpão da Luta e está sacudindo as estruturas do UFC é o de Eduarda Ronda. Apesar de, no início deste mês, a sergipana não ter conseguido superar a lutadora Denise Gomes, no UFC Louisville, ela segue bem no ranking da organização e treinando forte na academia de Salvador.
“Temos a Eduarda Ronda, que é uma sergipana, que saiu de Sergipe, de Aracaju, pra vir treinar aqui com a gente e tá também no UFC. Tem Rafael também, que vai participar do Contender Series. Hoje é a forma de contrato do UFC, é como se fosse uma entrevista de emprego”, explicou o orgulhoso professor Moura.